FAMÍLIAS FORTES: Prefeitura de Campina Grande mostra um novo caso de superação de uma família atendida pelo programa no município

História de Mônica Pontes, mãe de dois filhos, que teve a vida transformada por meio do trabalho da equipe do Programa Famílias Fortes, será conhecida nesta semana, no quadro “Exemplos de Superação”, exibido nas redes sociais da Semas.

Os trabalhos realizados por equipes da Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria da Secretaria de Assistência Social (Semas), seguem transformando a realidade de pessoas que não tinham a perspectiva de uma vida melhor, mas, agora, já conseguem viver de forma mais digna e promissora. Por isso, o “Exemplos de Superação”, quadro criado pela Semas, para mostrar os resultados práticos das ações do Programa Famílias Fortes, trará nesta semana mais uma prova de que uma ação, quando bem executada, pode transformar vidas.

Mônica Pontes

Trata-se da história de Mônica Pontes, 32 anos, manicure, que participou do 7º Ciclo do Famílias Fortes, através do Cras Pedregal, e hoje é uma pessoa completamente diferente. Durante a gravação para o quadro, Mônica, que tem dois filhos (Ester Pontes de 6 anos e Anderson Pontes, 14 anos), admitiu que tinha uma certa dificuldade de se relacionar com as crianças, mas essa realidade mudou. Segundo Mônica, essa dificuldade de relacionamento com os filhos gerava algumas discussões e atritos diários na família, o que mudou completamente após o programa.

“Um vínculo familiar e de mais obediência, por parte dos meus filhos, e mais amor com toda a família. Hoje me sinto em paz, por entender que eles precisam de mim e eu deles. O nosso relacionamento, agora, é completamente diferente. Recomendo que todas as famílias que tiverem a chance de participar do Famílias Fortes não deixem essa oportunidade passar. Pois verão a total mudança na vida da família e dos filhos. Um programa maravilhoso”, ressaltou a mãe.

A participação de Mônica no programa foi possível depois que ela recebeu um convite de uma colega de trabalho, que comentou sobre o quanto era bom participar dos ciclos do Famílias Fortes, e o quanto os encontros a ajudavam no dia a dia com os filhos e com ela mesma. Mônica também participa no Cras Pedregal, de um grupo de mulheres, que realizam palestras, rodas de conversa e, principalmente, estimulam a autoestima de cada uma delas.

O filho de Mônica, Anderson Pontes, 14 anos, conta que hoje tem uma mãe maravilhosa. “Minha mãe agora consegue demonstrar mais intimidade, carinho e atenção comigo e com minha irmã, pois antes ela era mais fechada. Mas, agora, tudo mudou, inclusive, hoje brinco bastante e converso com ela sobre vários assuntos. Estou muito feliz”, disse o garoto.

“Trabalhar com fortalecimento de vínculos e ver resultados tão positivos como esse, nos estimula a dar continuidade e apoiar mais essas famílias. Pois não sabemos quais os problemas que enfrentam no dia a dia e, durante os encontros, nós conseguimos trabalhar com mais propriedade, já que cada uma se abre e conta o que está passando. A gratidão de Mônica, com toda a equipe, é tanta que ela resolveu escrever uma carta de agradecimento. Um gesto lindo e que emocionou a todos”, disse a facilitadora, Julieta Freitas.

A cada encontro, a cada tema trabalhado, como por exemplo, “Amor e Limites”; “Apoiar os Sonhos”, entre outros, nós conseguimos avançar no fortalecimento de vínculos, mudando gradativamente a vida de cada uma dessas pessoas. É um trabalho de formiguinha e que o resultado resvala na família, o que nos estimula e nos permite acompanhar e testemunhar essas mudanças, bem de perto, é gratificante”, ressaltou a facilitadora.