Famílias Fortes: Prefeitura de Campina Grande realiza 1º turno de acompanhamentos com participantes do Município

Durante a retomada, neste segundo semestre, as famílias assistidas pelo Programa passam por nova etapa de atividades temáticas.

As famílias acompanhadas pelos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) retornaram aos encontros promovidos pelo programa Famílias Fortes, através da Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas). Nesta nova etapa, iniciada no último dia 18 de julho e que segue até a segunda semana deste mês, as atividades estão abordando temas voltados à responsabilidade e relações familiares entre pais e filhos, dando continuidade ao que já vinha sendo trabalhado junto às famílias nos encontros regulares.

Cerca de 60 famílias, acompanhadas pelos Cras do Aluízio Campos, Galante, São José da Mata, Zona Leste, Pedregal e Bodocongó, estão participando deste novo ciclo, mergulhando em temáticas como ‘Comunicar quando não Concordar’; ‘Revisar habilidades entre amor e limites’; ‘Fazer bons amigos’; ‘Praticar a resistência às pressões dos amigos’; ‘Ouvir um ao outro’, ‘Compreender os papéis familiares’, entre outras.

“Passados dois anos do início da execução do programa, convidamos as famílias a estarem novamente conosco, dialogando sobre as melhorias que tiveram nesse tempo e assim reforçando as orientações, possibilitando que os responsáveis continuem contribuindo no enfrentamento às fragilidades sociais. Temos recebido excelentes depoimentos dos benefícios que essas escutas, diálogos e partilhas promovem nas relações familiares”, disse Aline Aguiar, coordenadora do Programa.

Josivania Souza, moradora do bairro Mutirão, participa dos encontros no Cras da região, com a filha adolescente, e falou sobre as mudanças em casa. “O programa traz união. Aqui a gente aprende a respeitar os filhos, pois muitas vezes não sabemos quando erramos. A gente se transformou realmente em uma família forte. Posso deixar o testemunho da minha casa sobre ensinar no lugar de gritar, ensinar amando e levando também todos os aprendizados daqui para os meus familiares. Só tenho a agradecer”, declarou a mãe.

Continuidade de ações

Conforme a Coordenação do Programa, o Família Fortes deve retornar com os encontros na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), ainda neste mês de agosto, e desta vez alcançando 120 famílias do Complexo Habitacional Aluízio Campos, para serem acompanhadas com o cronograma de atividades. Além disso, está sendo planejada uma busca ativa no território de abrangência do bairro da Liberdade, também para a ocorrência dos encontros com as famílias na UFCG.

“A meta é que, ainda neste segundo semestre de 2023, o Famílias Fortes inicie nos outros cinco Cras, com esses encontros regulares. Então chegaremos aos 11 Centros de Referência, contemplando todos os territórios do município neste ano,” concluiu Aline Aguiar.