FAMILIAS FORTES: Prefeitura encerra o 5º Turno de atividades do programa no município e distritos, com histórias de superação

O programa Famílias Fortes, desenvolvido pela Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), tem sido destaque junto a Secretaria Nacional da Família (SNF), do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (MMFDH); em virtude do trabalho social que realiza, especialmente com atividades que ajudam crianças e adultos na integração individual, familiar e social. Durante toda esta semana, o 5º turno está sendo encerrado nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), dos bairros Mutirão, Pedregal, Glória, Aluísio Campos e nos distritos de São José da Mata e Galante.

• Nesta terça-feira, 13, as quinze famílias que participam do Programa no distrito de Galante, comemoraram o encerramento do 5º turno de atividades. As sete reuniões que compõem o turno completo, aconteceram no CRAS, local, com a presença da famílias e das equipes, que se desdobraram para oferecer o que há de melhor para os participantes, dentro da metodologia aplicada.

Helyangela Gonçalves é uma das novas facilitadoras de jovens no programa e já está encantada com o que tem encontrado durante as reuniões: “A gente chega achando que vai ensinar alguma coisa, mas aprende muito mais. A minha maior conquista nessa atividade, é perceber que eles aprendem a sonhar e a traçar objetivos, a partir do que vivenciam por aqui, e isso me deixa com o coração cheio de alegria”, comentou a facilitadora.

De acordo com Cione Nóbrega, diretora do CRAS Galante, as metas planejadas para o Famílias Fortes no distrito, por exemplo, estão sendo atingidas. “Nós começamos atendendo 19 famílias, porém, algumas delas acabam se mudando de cidade ou bairro e acabam se afastando das atividades do Família Fortes. Mas as nossas metas são de 15 famílias completando o turno, e estamos atingindo esse número até o momento”, destacou.
Superação

Na ocasião, as famílias que participaram do encerramento foram homenageadas com brindes, jantar em família e bolo. Os depoimentos de algumas mães que completaram esse turno também chamaram atenção pela história de superação. É o caso de Maria de Fátima Silva, 29 anos, mãe de 6 crianças. Maria vive com seu marido e filhos no Sítio Jorge, de onde ela sai todas as terças a tarde para participar das reuniões.

As famílias que moram nas zonas rurais são acompanhadas pela Semas e transportadas para conseguirem participar das atividades do programa e para outros atendimentos, à exemplo da saúde.

“Às vezes chove e fica muita lama no caminho, impossível de atravessar o riacho e o rapaz não consegue me buscar. Só faltei uma reunião por esse motivo, mas eu sempre me esforcei para levar os meus filhos, porque sei que, nós pais, precisamos buscar alternativas, para que eles se tornem adultos com responsabilidade, no futuro”, disse a mãe.

Vinicius, 11 anos, filho mais velho de Maria, tem o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e é atendido pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), no distrito às segundas-feiras, e também participa do Famílias Fortes. A mãe colocou dois dos seis filhos no programa, pois percebeu que eles gostam muito das reuniões e até choram quando não conseguem participar por algum motivo. “Eles gostam tanto que no dia que a gente não vem, eles reclamam. O eu desejo é que todos eles participem do Família Fortes”, concluiu a mãe.
Sobre o Programa

Criado pelo Governo Federal, através do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, o programa, que promove encontros semanais para famílias com filhos entre 10 e 14 anos, objetiva o bem-estar dos membros da família, a partir do fortalecimento de vínculos familiares e do desenvolvimento de habilidades sociais.