Famílias fortes: Prefeitura faz avaliação positiva do trabalho realizado pelo programa no município

Equipes se reuniram para analisar os resultados e planejar nova etapa que começa no próximo mês

No início desta semana, a Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Assistência Social (Semas), por meio da coordenação do Programa Famílias Fortes, realizou reunião para avaliar o final de mais uma etapa do programa, considerada positiva e planejar o quinto Ciclo, que é composto de 7 encontros ao todo. A retomada das atividades está prevista para o próximo dia 02 de agosto, finalizando em 16 de setembro deste ano.

Durante a reunião, realizada no auditório da Vila do Artesão, com as presenças da articulação do programa no município, além de coordenadores dos CRAS e facilitadores que aplicam os módulos juntos às famílias, foi considerada a necessidade de ser mantida uma metodologia padrão na aplicação das atividades.

Na ocasião, foram solucionadas algumas divergências na formatação de trabalho; além do uso da estrutura e recursos materiais. Também foram analisados os resultados positivos que o programa tem alcançado na cidade, à exemplo de pessoas deixando o alcoolismo e filho adolescentes, desenvolvendo uma boa relação com os pais, o que tem fortalecido os vínculos familiares. Essa é inclusive, uma das principais metas do programa.

De acordo com Aline Aguiar, articuladora do Famílias Fortes no município, o objetivo, a partir do que ficou estipulado pela Secretaria Nacional da Família (SNF), do Ministério da Mulher, da Familia e dos Direitos Humanos, ao final dos sete encontros, é atender 900 famílias, até o final do ano.

“Nosso grande objetivo a partir dessa reunião é alinhar, melhorar a equipe, estimular a importância de que aplicação da metodologia realmente aconteça e Campina Grande permaneça dentro do padrão a nível nacional”, destacou Samara Nogueira, uma das articuladoras do programa no município.

Exemplo de Superação

Ela destaca inclusive um exemplo de superação de um pai de família, de 52 anos, morador do bairro do Pedregal, que participou deste último ciclo e que que sofria com problemas de alcoolismo há muitos anos. Quando bebia, ele chegava a dormir nas calçadas do bairro. Mas, a partir do momento em que ingressou no programa, ele começou a refletir sobre a possibilidade de sair do vício, e a boa notícia, segundo a articuladora, é que de fato, ele parou de beber.

Ela reforça ainda, que os resultados que estão sendo obtidos desde a implantação do Famílias Fortes no município, estão muito além do esperado, já que a maioria das famílias, enfrenta uma série de problemas, dos mais diversos, mas que, só pelo fato de serem lembradas, ouvidas e atendidas em boa parte das suas necessidades, segundo elas, o programa, tem feito toda a diferença”, concluiu Samara Nogueira.