Famílias Fortes: Programa da Prefeitura de Campina Grande contribui para valorização do convívio familiar e à formação de jovens

“Somos Famílias Fortes que se preocupam uns com os outros e se divertem juntos”. Este é o lema enunciado nas reuniões do Programa Famílias Fortes, realizado pela Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Assistência Social (Semas). Na última terça-feira, 02 de agosto, foi realizado no distrito de Galante o primeiro encontro do 5º Turno do Programa.

Durante a ação, realizada no CRAS Galante, as famílias presentes (mães, avós e crianças de 10 aos 14 anos), participaram de momentos de interação e compartilhamento de emoções, sonhos e projetos de vida. São 19 famílias, no total, atendidas pelo Famílias Fortes no distrito e que já utilizam os serviços oferecidos pelo CRAS. O serviço atende uma média de 200 famílias, sendo 80 delas moradoras da zona rural.

Relação Familiar

Atendida pelo programa, Marcelia Braz, 42, que mora em Galante e tem três filhos que participam do projeto, conta que divide as atividades da Igreja com as ações do Famílias Fortes desde 2021. “Nesse programa foi onde eu obtive aprendizado que ajudou no convívio com minha família. Minha filha passou a ajudar mais nas tarefas de casa e a conversar mais comigo, coisa que ela não fazia. Eu também pude colocar em prática a minha atuação como mãe, bem como do meu esposo, como pai”, ressaltou a dona de casa.

Os encontros são conduzidos por articuladores do programa, além de coordenadores dos CRAS e facilitadores que aplicam os módulos juntos às famílias. A metodologia aplicada consiste na separação das atividades, que são direcionadas para pais e filhos, e têm como ponto principal refletir sobre a relação familiar, quando são abordados temas como: respeito, planos para o futuro, valores familiares, papéis familiares e o amor entre os membros da família. No final das atividades, as mães fazem uma refeição preparada pelos profissionais do programa.

“A expectativa de bons resultados é muito boa, por conta da participação ativa das famílias envolvidas. O público aqui em Galante é muito participativo nos projetos e, principalmente, aqui no CRAS. Em janeiro nós faremos dez anos aqui no Distrito e o CRAS aqui é muito bem-conceituado. As famílias confiam na gente. Elas sabem que são acolhidas de alguma forma”, destacou Cione Nóbrega, coordenadora do CRAS Galante.

De acordo com Katia Farias, Facilitadora de Pais no Programa Famílias Fortes, é um trabalho para mudança de mentalidade. “Nós entendemos que, através do serviço, conseguimos mudar um pouco a realidade deles, promovendo essas mudanças, que acabam acontecendo naturalmente com as lições aprendidas e compartilhadas. O que pretendemos é trazer um equilíbrio nas experiências, aproveitando o que pode ser corrigido e o que pode ser aprimorado entre amor e limites, temas mais comuns nessas discussões”, destacou a facilitadora.

Meta 2022

O objetivo estipulado pela Secretaria Nacional da Família (SNF), do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, ao final dos sete encontros, é atender 900 famílias em Campina Grande até o final deste ano. As atividades retomadas, no distrito de Galante, acontecem todas às terças-feiras e finalizam em 16 de setembro deste ano, com 19 famílias. O CRAS Galante está localizado na rua Maria da Costa Agra, 22.