FESTAS JUNINAS: Prefeitura realiza Confraternização reunindo cerca de 200 idosos, no CMCI nos Cuités

Apresentação principal foi da Quadrilha Conviver, que participou d’O Maior Quadrilhão Junino do Mundo, no Parque do Povo, além da banda de pífanos e um grupo com a dança da saia.

A manhã da terça-feira, 20, foi mais uma vez de muita descontração e alegria no Centro Municipal de Convivência do Idoso (CMCI), Cuités, da Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Assistência Social (Semas). Aliás como tem sido na maioria das manhãs na unidade, já que mais de 300 usuários participam de diversas atividades, especialmente, neste mês de junho. Entre elas, os ensaios da quadrilha Conviver, que se apresentou n’O Maior Quadrilhão Junino do Mundo no último dia (14), com 27 casais (54 pessoas). Nesta terça-feira, a apresentação foi na unidade, com uma grande Confraternização, reunindo cerca de 200 idosos.

No local, o que não faltou foi muito forró e animação, com a apresentação, além da quadrilha, de um grupo de idosas, com a dança da saia e ainda, a banda de pífanos, que é um show à parte, além de comidas típicas. Momentos de interação, regaste da cultura nordestina e que promove, antes de tudo, a autoestima dos que frequentam o serviço, fazendo com que se sintam realizados nas apresentações, que não se restringe só na unidade, mas em vários outros espaços na cidade.

A dona de casa, Maria de Fátima, 69 anos, frequenta o CMCI há 15 anos. Ela fala sobre o significado de momentos como esse. “É tudo muito maravilhoso, pois se a gente ficar em casa, fica triste, com depressão, e venho para cá de segunda à sexta e se acontece de não poder vir, já sinto falta dessa comunhão com os amigos. É maravilhoso, participo de praticamente todos os grupos, sou inclusive a dançarina da banda”, contou orgulhosa, a aposentada.

Seu Getúlio Batista, 68 anos, está há 5 anos na unidade e fala na satisfação de ser um dos usuários. “É muito bom, aqui me sinto muito feliz e realizado. Não falta nada, tem de tudo, além da equipe multidisciplinar, com vários profissionais de saúde e educação, tem muita diversão e aprendizado. O idoso que ainda não conhece esse serviço, está convidado a vir estar conosco. E em junho, é melhor ainda. Amo muito o São João, pra mim é a melhor época do ano e relembro todo o meu passado, com a minha família”, disse o aposentado.

“É muito gratificante para mim, porque não tem nada mais prazeroso do que vê-los evoluindo, desmistificar essa história que idoso não pode participar de atividades culturais. Eles são muito ativos e se socializam uns com os outros, especialmente com os eventos da cidade, à exemplo do Maior Quadrilhão Junino do Mundo, que é motivo de orgulho para todos eles. Esse ano inclusive, mesmo debaixo de chuva, não perderam a animação no Parque do Povo”, disse Márcia Margarida, educadora física, responsável pelas coreografias e atividades físicas com os idosos.

Para a coordenadora, Gilma Souto Maior, um trabalho que se perpetua a cada ano, fazendo com que nossos idosos evoluam e tenham dias mais felizes e mentes saudáveis. Eles se envolvem com todas as atividades culturais, dando todo o potencial e essa é a grande diferença, porque todos nós juntos, nos divertimos muito e alcançamos mais longevidade e principalmente, muita saúde”, concluiu a coordenadora.