FESTAS JUNINAS: Prefeitura realiza confraternizações com usuários atendidos pelos serviços da Semas

Ações aconteceram durante todo o mês de junho, como forma de vivenciar o São João na cidade e fortalecer vínculos.

O mês de junho é um dos mais esperados do ano, por ser dedicado à nossa cultura e tradição junina. Nesse período, as unidades da Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), realizam arraiás e confraternizações juninas para usuários dos vários serviços, a exemplo dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e outras unidades. Nessas ocasiões, vários grupos de crianças, adolescentes e adultos participaram dos festejos como forma de confraternizar e fortalecer os vínculos junto com as equipes, em diferentes comunidades.

Uma das primeiras comemorações ocorreu na Casa de Acolhimento Irmã Zuleide Porto, situada no bairro da Prata, no início do mês. Os usuários tiveram um momento musical e de descontração com toda a equipe, regado a muita comida típica. No último dia 20 de junho, foi a vez do Centro de Convivência do Idoso (CMCI), situado no bairro dos Cuités, realizar um grande arraial, com a apresentação da Quadrilha Conviver, formada pelos idosos do serviço, com brincadeiras e muito arrasta-pé, uma forma de integrar ainda mais a comunidade aos festejos típicos dessa época do ano.

Festejos – Cras e SCFV

No dia 21 de junho, um grupo de 100 crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) se reuniu no Cras São José da Mata, em um momento que envolveu danças, brincadeiras e comidas típicas. Também no dia 21, na Vila Sítio São João, no bairro Dinamérica, o grupo de mulheres do Cras Malvinas realizou um momento junino, com apresentação de uma quadrilha formada por idosas acompanhadas pela unidade.

Na mesma tarde, na Vila Sítio São João, estiveram também 80 crianças e adolescentes do SCFV, junto com o grupo de mulheres e idosos do Cras Bodocongó, em um momento de troca intergeracional entre idosas e o público infanto juvenil. Na oportunidade, todos puderam conhecer mais da Vila, especialmente os detalhes da cultura local.

“É uma forma de integrar os nossos usuários aos festejos da cidade, conhecer um pouco mais da nossa cultura, além de momentos marcantes com muita descontração e forró. Alguns, inclusive, estão vindo a Vila pela primeira vez. Todos aproveitaram bastante e ficamos muito felizes, enquanto Prefeitura, de potencializar esse vínculo festivo e cultural”, contou a coordenadora da Unidade, Valdjane Galdino.

Já nesta última quarta-feira, 27, o Cras Palmeira também realizou uma grande confraternização, com brincadeiras e comidas típicas para as crianças do SCFV, além das mulheres que são acompanhadas pelo espaço. “Para nós é muito gratificante, enquanto serviço, poder propiciar esses momentos de interação e alegria, pois trabalhamos ainda mais essa união entre equipe e usuários, além de fortalecer os vínculos e também manter acesa as tradições juninas”, concluiu Kátia Suzana, coordenadora da Unidade.