Festejos Juninos: Prefeitura de Campina Grande lançou nesta terça-feira 8ª edição da Ação Intersetorial de combate ao Trabalho Infantil

Ação será realizada pela Semas, em parceria com diversos órgãos e entidades, no Parque do Povo e nos distritos de Galante, São José da Mata e Catolé de Boa Vista.

O lançamento da 8ª Edição da Ação Intersetorial de Combate ao Trabalho Infantil, da Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria da Assistência Social (Semas), ocorreu na manhã desta terça-feira, 30, com a presença de autoridades que atuam com o público infanto-juvenil. Realizada na Vila Sítio São João, no bairro Dinamérica, a ação da Gerência da Criança e do Adolescente e do Programa de Erradicação de Trabalho Infantil (Peti), marca o início dos trabalhos que serão executados no Parque do Povo e nos distritos de Galante, São José da Mata e Catolé de Boa Vista.

Após as apresentações culturais da Fanfarra “Treze de Julho”, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) – Cras Bodocongó, e também do grupo de dança “Movimento e Arte”, SCFV- Cras Malvinas, formados por jovens adolescentes, as várias autoridades presentes enalteceram a realização de mais uma edição da campanha. Eles destacaram a importância de todos estarem reunidos, no sentido de garantir que os direitos desse público sejam respeitados e que nenhuma criança ou adolescente sofra algum tipo de violação, especialmente no que diz respeito ao trabalho infantil.

Para Rouseane Andrade, gerente da Criança e do Adolescente, uma campanha contínua, no sentido de identificar violações contra as nossas crianças e adolescentes, incentivar também as denúncias que podem ser feitas através do disque 100, 123, Conselho Tutelar; como também, identificar situações as mais diversas que expõem e colocam em risco a vida de todas elas. “Estaremos com equipes de forma volante em Campina e distritos nesse São João, fazendo o diagnóstico e identificando possíveis casos de violações e mapeando esses territórios para realizar esse trabalho, não só nesse período de São João, mas de forma permanente”, disse.

“Estaremos com equipes de forma volante em Campina Grande e distritos nesse São João, fazendo o diagnóstico e identificando possíveis casos de violações e mapeando esses territórios para realizar esse trabalho, não só nesse período de São João, mas de forma permanente”, disse Rouseane.

Presente ao evento a procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho/PB, Andressa Ribeiro Coutinho. Ela destacou o trabalho do MPT, em conjunto com a Prefeitura de Campina Grande, com a Vara da Infância e Juventude e de outros órgãos, tendo em vista que, com os festejos juninos, existe uma maior exploração da mão de obra infantil.

“O trabalho infantil, é uma das piores formas de trabalho, considerada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT); uma chaga social ainda muito presente no Brasil. E a campanha, visa não só reprimir, punir e finalizar com os trabalhos que estão em curso, como também sensibilizar a sociedade, de que manter a mão de obra infantil, é crime”, disse a magistrada.

Para o procurador do trabalho, Raulino Maracajá, os resultados das ações anteriores, realizadas no município e nos distritos, no período junino, têm sido positivos. “Lembro que, em alguns anos atrás, nós tivemos cerca de 84% de redução dos flagrantes do trabalho infantil aqui na cidade, nessa época do ano. É quase 90% de redução e esses resultados nos encorajam a continuar com essas parcerias”, ressaltou o procurador.

O secretário Valker Neves (Semas), ressaltou a importância de que crianças precisam desfrutar da infância, de momentos especiais, de brincar, sorrir e correr. São coisas maravilhosas e trazem consigo muitas contribuições, além de favorecer o crescimento físico e de aprendizagem de todas elas. É muito especial, para nós, proporcionar discussões e campanhas como essa”, disse o secretário.

Autoridades presentes

Prestigiaram a ação o deputado estadual Tovar Correia Lima; a secretária de Cultura do município, Giseli Sampaio; o procurador geral do município, Aécio Melo; procuradora regional do Direito Cidadão/MPF, Janaina Andrade; o procurador do trabalho no Município, Marcos Almeida; o juiz titular da Vara da Infância e Juventude, Perilo Lucena; Renata Andrade, vice presidente do Conselho de Direito e Defesa da Criança e do Adolescente (CMDDCA); Jussara Melo, coordenadora do Peti e o empresário e consultor cultural da Vila Sítio São João, João Dantas.

Também presentes Socorro Siqueira, articuladora do Selo Unicef, representando o secretário municipal de Educação, (Raymundo Asfora Neto); a vereadora Jô Oliveira, representando o presidente da Câmara Municipal, (Marinaldo Cardoso); Lana Menezes, conselheira tutelar; representações das forças de segurança, a exemplo do comandante do 10º BPM, Coronel Figueiredo; representante do 2º BPM, Major Everton; e representantes do Corpo de Bombeiros, Rotam e da Cavalaria.