Festejos Juninos: Prefeitura de Campina Grande ultima preparativos para lançamento da 8ª Edição da Ação Intersetorial de Combate ao Trabalho Infantil

Ação será realizada pela Semas, em parceria com diversos órgãos e entidades do Município, com objetivo de garantir os direitos e a proteção do público infanto-juvenil durante O Maior São João do Mundo.

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria da Assistência Social (Semas), está viabilizando mais uma ação de Combate à Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes durante a realização dos festejos d’O Maior São João. O lançamento da 8ª Ação Intersetorial de Combate ao Trabalho Infantil será nesta terça-feira, 30, às 9h, na Vila Sítio São João, no bairro Dinamérica. Na ocasião estarão presentes autoridades do município que trabalham com o público infanto-juvenil.

Durante a ação uma equipe formada por 10 pessoas (aos sábados e domingos à noite) realizará as abordagens com crianças e adolescentes. A iniciativa, que tem o propósito de garantir direitos e a proteção desse público, ocorre de forma intersetorial, com ação das secretarias municipais de Saúde e da Educação (Seduc), além das parcerias com o Ministério Público do Trabalho (MPT), Promotoria da Infância e Juventude, Vara da Infância e Juventude (VIJ), assim como outras entidades ligadas a Rede de Proteção à Criança e Adolescente (Redeca).

Além das abordagens, que serão realizadas por equipes da Semas, com crianças e adolescentes no Parque do Povo, também será feito um trabalho de orientação aos comerciantes que atuam no local. Mesmo trabalho ocorrerá nos distritos. Serão feitas intervenções relacionadas à importância do combate ao trabalho precoce, envolvendo crianças e adolescentes, e sobre a venda de bebidas alcoólicas para menores de idade. A campanha também inclui ações com pit stops, incluindo a entrega de material em pontos estratégicos da cidade, visando ao trabalho de orientação por parte de equipes da Semas.

A ação será estendida, neste período junino, para os distritos de Galante, Catolé de Boa Vista e São José da Mata. Em casos de violações constatadas durante as abordagens (incluindo o uso de bebidas alcoólicas, entorpecentes e outras situações), os menores serão encaminhados para um posto de saúde ou para uma unidade de acolhimento para pernoite, até que os procedimentos cabíveis sejam realizados por equipes da ação intersetorial, e demais autoridades, junto aos pais ou responsáveis.

Conforme Rouseane Andrade, gerente da Criança e do Adolescente da Semas, esse é um trabalho já realizado pela Prefeitura de Campina Grande, durante todo o ano, mas que se intensifica durante o período junino, de forma preventiva, porque nos festejos essa prática costuma concentrar um maior número de pessoas em situação de vulnerabilidade. São pessoas do Município e outras vindas de localidades circunvizinhas. Por isso, ressaltou Rouseane, esse trabalho será realizado com união de forças e utilizando a distribuição de material com informações sobre as principais violações que esse público pode sofrer durante os festejos juninos de Campina Grande.

“Importante lembrar que crianças e adolescentes estão sujeitas às situações como o próprio trabalho infantil, seja catando latinhas ou vendendo produtos diversos, bem como o acesso às bebidas alcoólicas e casos de abuso e exploração sexual que podem acontecer. Também podem ocorrer casos de mendicância, entre outras situações. Estaremos atentos a todo esse contexto e contamos sempre com o apoio de outras secretarias municipais, além das autoridades em geral, que atuam no combate a todo tipo de violação contra o público infanto-juvenil”, concluiu Rouseane Andrade.