Idosos atendidos pela Prefeitura através do Centro Municipal de Convivência do Idoso, aprendem formas de minimizar ou evitar a Solidão

Oficina realizada nesta terça-feira, com a presença de 50 idosos, foi trabalhada por alunos do 7º ano do curso de Psicologia da UFCG.

“Formas de minimizar ou evitar a solidão”! Esse foi o tema da oficina realizada nesta terça-feira, 09, no Centro Municipal de Convivência do Idoso (CMCI), no bairro dos Cuités, por um grupo de seis alunos do 7º ano, do curso de Psicologia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), que está realizando estágio supervisionado na unidade, há 2 meses. Para cada um dos 50 idosos que estiveram no local, foi sugerido a produção de uma maquete ou mesmo desenhos, que simulasse o sonho de cada um. E o que não faltou foi criatividade e muito colorido, afinal, todos ficaram muito à vontade, para usar a imaginação.

As oficinas fazem parte de uma série de atividades que são oferecidas de segunda à sexta-feira, para os cerca de 300 idosos atendidos pelo serviço. Nessa sexta-feira, na abordagem sobre o tema ‘Solidão’, um dos trabalhos que mais chamou a atenção, foi o da aposentada Creuza Menezes, 75 anos, que há 22 anos, frequenta o CMCI. Na cartolina, ela desenhou o “retrato” de sua família, representando os 4 filhos, 11 netos e 6 bisnetos, com o tema: ‘A razão do meu viver, é a minha família’.

“Perdi dois filhos, um com apenas um mês de nascido e um outro, com 36 anos, por sequelas da meningite. Foi um período da minha vida que sofri pelas perdas, e me marcou muito. Mas hoje sou feliz e grata a Deus, por estar aqui em meio à essa comunhão e socialização com meus amigos e todos esses profissionais, que nos acolhem e nos ajudam a superar muitas situações. Hoje sou de fato muito feliz”, disse a aposentada.

De acordo com o psicólogo da Unidade e também preceptor do Estágio dos alunos, Sergio Máximo, um trabalho que começa com um Diário de Campo. “É através desse levantamento dos temas mais latentes e importantes, em relação ao nosso público idoso, que o nosso trabalho se torna possível. O objetivo, é justamente trazer essas intervenções e promover a oportunidade de fala para todos eles. Dessa forma, acabam expressando, não só suas alegrias, mas também fatos que os deixam tristes e que podem ser trabalhados pela nossa equipe, tornando o fardo mais leve ou até que precise de um acompanhamento mais de perto, da equipe multidisciplinar”, ressaltou o psicólogo.

“O tema Solidão, é sempre trabalhado em nossa unidade, pois são essas vivências que fazem toda a diferença em relação a vida dessas pessoas, já que muitos, não tem a atenção da própria família e de amigos mais próximos. Me sinto feliz em ver a alegria de todos eles, cada vez que concluímos as nossas oficinas, porque sabemos que estamos contribuindo, para que possam ter uma vida melhor e mais tranquila.

Convido inclusive outros idosos, para conhecer mais de perto o trabalho da Prefeitura, através do CMCI. De segunda à sexta-feira, temos um ônibus que sai por volta das 8h da manhã, de forma gratuita, da Praça do Trabalho no centro da cidade, com destino a unidade. Sintam-se todos convidados”, concluiu a coordenadora, Gilma Souto Maior.