Incentivo: Prefeitura realiza capacitação para soluções no mercado de trabalho com adolescentes no Complexo Aluízio Campos

Ação teve início em 8 de maio, através da Semas em parceria com o Instituto Idegra, alcançando 14 adolescentes selecionados por meio do Cras Aluízio Campos e duas escolas municipais da região.

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), está realizando uma capacitação para adolescentes que moram no Complexo Habitacional Aluízio Campos. A ação acontece através do Instituto de Desenvolvimento Social e Econômico – Idegra/CG – o qual foi selecionado pelo Conselho de Direito e Defesa da Criança e do Adolescebte (CMDDCA), através de edital, para a execução do projeto – no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do bairro e teve início em 8 de maio, atuando com a participação de 14 adolescentes.

A ideia é que esses adolescentes possam trabalhar soluções criativas para o comércio local. Os encontros ocorrem às segundas-feiras, na unidade. O projeto, intitulado “Capacitação de Adolescentes em Economia Solidária e Negócios Sociais, como estratégias de participação organizada de adolescentes no Aluízio Campos”, já realizou quatro de doze encontros programados. Com a oportunidade, adolescentes, entre 12 e 15 anos de idade, testam soluções para o comércio criadas com auxílio dos instrutores para a comunidade, buscando a validação e futura execução dos projetos.

“Essa ação é primordial para o desenvolvimento do bairro, nós selecionamos jovens realmente interessados e que têm o perfil para participar da maneira mais proveitosa possível. As escolas municipais Rômulo José Gouveia e Maria Lourdes Ramalho, da região, nos ajudaram com o preenchimento de formulário de inscrição e gravação de vídeos dos adolescentes; onde eles mostravam o interesse em participar do projeto, e foram bastante aptos e interessados na iniciativa”, destacou a coordenadora do Cras Aluízio Campos, Isabel Carvalho.

Vitor Ysaguirry, 12 anos, mora no Aluízio Campos há três anos; ele falou sobre como o curso pode mudar a realidade dele e a economia local. “Nós podemos trazer mais melhorias para o bairro do Aluízio Campos e coisas que quando aqui foi construído não tinham. Ao final da capacitação espero resultados bons. É muito gratificante ver os projetos que desenvolvemos e depois vamos poder dizer: olha só, isso foi a gente que construiu”, disse o adolescente.

Enally Marques, de 14 anos, não só está gostando da capacitação, como já faz planos para o futuro. “É muito importante para a comunidade e para a gente se desenvolver mais, porque tem muita gente aqui que quer desenvolver seus próprios negócios. Eu espero me capacitar e aprender muito para ajudar várias pessoas. Eu já penso em uma loja de maquiagem linda e fazer vários cursos para que meninas, aqui do bairro, tenham acesso gratuitamente”, contou a adolescente.

De acordo com Vinícius Carneiro, presidente do Instituto Idegra, a proposta é que com a análise que eles irão realizar com microempreendedores do bairro, eles criem soluções para ajudar essas pessoas a desenvolverem seus próprios negócios com novas metodologias, passando a melhorar a renda de cada um. “Os jovens inclusive, também estão aprendendo com toda essa experiência, tanto que estamos avaliando o talento deles na área de tecnologia, para quem sabe, no futuro, eles possam também montar o seu próprio negócio, o qual, nos propomos desde já, a financiar e fomentar,” finalizou Vinícius Carneiro.