INTERCÂMBIO: Crianças e adolescentes do SCFV da Prefeitura de Campina Grande têm tarde de passeio junino em Fagundes

Ação foi promovida pela equipe do Cras Palmeira da Semas em parceria com a Prefeitura do município, e incluiu visita a Pedra de Santo Antônio e atividades no Cras local.

Crianças e adolescentes acompanhados pela equipe da Prefeitura de Campina Grande, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) – Cras Palmeira, da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), participaram nesta quarta-feira, 21, de um intercâmbio, que incluiu um passeio junino para o município de Fagundes, quando puderam conhecer de perto a Pedra de Santo Antônio, importante ponto turístico da região. O grupo também visitou a unidade do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do município, onde participaram de atividades com as crianças do SCFV.

Na unidade, as oito crianças e adolescentes do Cras Palmeira, se uniram com cerca de 80 crianças e adolescentes que são atendidas pelo serviço local, com a realização de brincadeiras, danças juninas e também assistiram a uma apresentação de uma quadrilha da comunidade, formada por 20 adolescentes, que apresentou danças regionais especialmente para os visitantes. Em seguida, o grupo de Campina conheceu a Pedra de Santo Antônio, onde tiveram contato com a natureza e aprenderam mais sobre a cultura da região.

Erick Samuel, 13 anos, participa do SCFV no Cras Palmeira, e conta que ficou muito feliz com a oportunidade. “Eu gostei muito de conhecer o pessoal de Fagundes e visitar a Pedra de Santo Antônio. Fiquei impressionado com a beleza de lá e como não é sempre que podemos visitar lugares assim, agradeço demais a todos do Cras que nos levaram para esse lugar maravilhoso”, contou o adolescente.

A secretária de Assistência Social de Fagundes, Marilene Maia, recepcionou as crianças e adolescentes de Campina Grande, junto à equipe do Cras local e falou sobre a importância da programação. “Para nós é um prazer recepcionar esse grupo do SCFV de Campina Grande, através dessa parceria com a Prefeitura de Fagundes. Estamos ansiosos para que ocorram outras oportunidades de realizar intercâmbios assim entre nossas crianças, porque é muito saudável essa troca de conhecimento entre eles e só valoriza esse trabalho, que é tão importante”, destacou a secretária.

Kátia Suzana, coordenadora do Cras Palmeira, fez um balanço positivo do passeio. “A ideia surgiu justamente para que essas crianças e adolescentes conhecessem mais sobre outro Serviço de Convivência e aproveitassem o ponto turístico da cidade, conhecendo a cultura local sobre o Santo Antônio e São João. Alguns deles são muito carentes, e em cada cantinho que a gente foi andando e aprendendo mais de Fagundes percebemos os olhares deles, a felicidade, essa alegria de estarem passeando em outro local, é gratificante”, finalizou a coordenadora.