Lazer e Diversão: Prefeitura de Campina Grande promove Colônia de Férias para crianças e adolescentes das Casas de Acolhimento

Em uma das unidades, a programação começou na semana passada e envolve diversas brincadeiras para crianças e adolescentes. Nas demais casas, os acolhidos estão participando de atividades, com direito a muito lazer e diversão.

Início de um novo ano, época de um breve recesso em algumas atividades desenvolvidas pela Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). Porém, essa não é uma regra válida para as crianças e adolescentes das Casas de Acolhimento, que desde o final do ano passado estão participando de uma série de atividades. A Casa da Esperança 4, por exemplo, que atende doze crianças, iniciou o período de diversão com uma Colônia de Férias, a terceira realizada pela unidade.

A programação começou com atividades ao ar livre, na última quinta-feira, 05. Na sexta-feira, 06, dinâmicas e sessão de cinema na unidade. E nesta segunda-feira, 09, oficinas de higiene e jogos. As atividades, que acontecem pela manhã e tarde, seguem até o dia 13 deste mês, com direito às práticas esportivas, campeonato de bambolê, dinâmicas, artes manuais, campeonato de jogos, bandinha, pula-pula e o campeonato de torta na cara.

“São momentos especiais, onde deixamos os nossos acolhidos muito à vontade, inclusive para escolher as brincadeiras, da forma mais saudável possível. Está prevista ainda uma noite de pijama e um passeio para uma granja, no final da programação”, disse o coordenador da unidade, Wagner Paulo.

A Casa da Esperança 2, que atualmente está com 10 meninas (dos 7 aos 17 anos), também está desenvolvendo atividades com o objetivo de estimular o aprendizado e a socialização do grupo, como visitas aos supermercados, (como forma de exercitar a autonomia intelectual e financeira das acolhidas). As atividades também envolvem banho de piscina, sessões de cinema (com direito à pipoca) e também passeios pelo bairro para conhecer os equipamentos públicos (praças e academia popular). No final de semana, a casa recebe grupos cristãos, para um momento de louvor e oração.

“Estamos promovendo momentos de pura descontração e lazer para as nossas adolescentes, para que possam vivenciar esse período de férias de forma prazerosa, tornando o ambiente de acolhimento o mais familiar possível. Logo cedo, elas já perguntam qual é a programação do dia e tem sido muito divertido e proveitoso”, ressaltou a coordenadora, Solange Silva.

Na Casa da Esperança 1, que acolhe 14 meninos (7 aos 17 anos), são várias as atividades realizadas neste mês de janeiro, com direito a banho de piscina, jogos, experiências com culinária, passeios ao ar livre e caminhadas no bairro.

Outras ações
De 16 até 27 de janeiro, no período da tarde, a Casa da Esperança 3, que atua com crianças na primeira infância (0 a 6 anos), realizará a Colônia de Férias, com uma vasta programação que envolve a construção de brinquedos recicláveis, campeonato e confecção de pipas, atividades esportivas, campeonato de bolas de gude, bambolê, jogos de tabuleiro, além de teatro com fantoche, passeios e banho de piscina.

Nos dias 16 e 17 de janeiro, a piscina do Centro Dia, da Coordenação de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência (PCD), estará à disposição das mães atendidas pelo programa _Colo pra Mãe,_ que poderão se divertir com os filhos. Já no período de 18 a 20 de janeiro será a vez das mães e suas famílias, atendidas pelo serviço do Centro Dia.