LOA 2024: Semas apresenta metas e prioridades da pasta durante audiência na Câmara Municipal

Ações com Pessoas em Situação de Rua, Restaurante Popular e Casas de Acolhimento foram os principais destaques apresentados pela secretária Pâmela Vital.

A Prefeitura Campina Grande, através da coordenação do Orçamento Participativo, iniciou nesta segunda-feira, 25, a Conferência Municipal da Lei Orçamentária Anual (LOA), que tem como objetivo estabelecer as despesas e as receitas que serão realizadas no ano de 2024.

A audiência, realizada no plenário da Câmara Municipal, contou com a participação de secretários municipais, com apresentação de metas e prioridades pertinentes a cada secretaria, à exemplo das Secretarias de Assistência Social (Semas), de Saúde, de Obras (Secob), de Planejamento (Seplan), Cultura (Secult), entre outras.

Uma das apresentações foi realizada pela secretária da Assistência Social (Semas), Pâmela Vital do Rêgo, que está há menos de 2 meses à frente da pasta. Na ocasião, ela falou sobre as demandas da Semas, que conta atualmente com aproximadamente 50 serviços, reunindo projetos e programas. Ela falou sobre as ações mais urgentes, como o trabalho com pessoas em situação de rua, as quais são atendidas pelo Centro de Referência para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop) que funciona na Feira Central, e pela Casa de Acolhimento Irmã Zuleide Porto, no bairro da Prata.

Na lista dos serviços foi citado todo o trabalho que é desenvolvido, desde às crianças e adolescentes (através do Criança Feliz que atende a primeira infância), até as Casas de Acolhimento, que atuam com público dos 7 aos 18 anos (incompletos). Citou também o trabalho para as pessoas com deficiência, através da Coordenação PCD, por meio do programa Colo pra Mãe, e ainda o que está sendo desenvolvido na área da Segurança Alimentar, que envolve o Restaurante Popular.

O Restaurante Popular ofereceu mais de 15 mil refeições até esta segunda-feira (25), à comunidade do Distrito dos Mecânicos e região, e a distribuição de 20 mil pães (mensais), pelo Centro de Referência de Inclusão Produtiva – CRIP (antiga vaca mecânica).

Sobre as demandas apresentadas pelos Conselheiros e delegados, durante a audiência, foi perguntado sobre a possibilidade da Prefeitura, por meio da Semas, viabilizar um ‘Sopão Solidário’, em bairros como o Jeremias e Pedregal, além de uma Casa de Apoio para crianças e adolescentes, no bairro de Santa Rosa.

Pâmela Vital destacou, na oportunidade, o trabalho das quatro Casas da Esperança que funcionam em diferentes bairros da cidade, as quais não podem ter os endereços divulgados.

Na audiência também foram apresentadas perguntas sobre o ‘Semas na Rua’, uma ação realizada pela Secretaria em vários bairros da cidade, entre outras demandas.

A secretária destacou também a distribuição de 3 mil cestas básicas, que são entregues mensalmente à população, através dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e, por último, trouxe uma novidade para todos os presentes: a doação, por parte da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), de 9 toneladas de peixes que serão fornecidos ao Restaurante Popular.

“A Segurança Alimentar é uma das prioridades na gestão do prefeito Bruno Cunha Lima e as 9 toneladas chegam como um presente da CONAB para o Restaurante Popular. A partir de então vamos verificar a melhor forma para distribuir com a comunidade. Estamos também buscando meios para ampliar o número de cozinhas comunitárias e novos restaurantes. Buscar também parcerias em Brasília, para beneficiar todo o povo de Campina. Ainda não temos data definida sobre a doação dos peixes, mas todo procedimento administrativo já está sendo feito e, em breve, estaremos trazendo mais novidades neste sentido”, finalizou a secretária Pâmela Vital.