Maior São João do Mundo: Prefeitura realiza série de ações e atividades no mês dedicado aos festejos juninos

Entre as ações destaque para a 7ª Ação Intersetorial, I Forró da Inclusão e Achados e Perdidos realizados no Parque do Povo

Logo no início de junho, a Secretaria de Assistência Social (Semas) da Prefeitura de Campina Grande, ganhou uma decoração toda especial, cheia de motivos juninos, como manda a tradição, anunciando o clima de festa que já tomava conta de toda a cidade. As ações vieram logo em seguida. Uma das primeiras foi a 7ª Ação Intersetorial de Proteção à Criança e ao Adolescente, realizada pela Prefeitura, por meio da Semas, através do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), que teve início no Parque do Povo e em seguida se estendeu ao distrito de Galante.

O resultado do trabalho realizado pelas equipes, de acordo com a coordenação, será apresentado oficialmente no próximo dia 19 de julho, no auditório da Sociedade Médica. Mas dados preliminares, já apontam uma considerável diminuição no número de abordagens e de situação de trabalho infantil em Campina, em relação à 2019, quando foram registradas 99 abordagens. Este ano, faltando uma semana para o término da festa, foram 63.

A Coordenação da Pessoa com Deficiência (PCD), da Semas, também realizou este ano, o I Forró da Inclusão na Pirâmide do Parque do Povo. A ação teve convidados especiais, à exemplo das mães atípicas do projeto Colo pra Mãe, e as apresentações de trios de forró; grupo Tropeiros da Borborema; e as cantoras Ana Barros e Thielly Lohane. Todos se divertiram pra valer ao som de muito forró no coração do Parque do Povo.

Outra ação importante nesse período, é o serviço Achados e Perdidos, que funcionou na réplica dos Correios e Telégrafos e ajudou os forrozeiros que perderam documentos e outros pertences no QG do forró. Uma equipe composta por quatro pessoas esteve à disposição, de segunda a segunda, das 18h à 00h e aos sábados e domingos das 18h às 00h30min. Antes do último final de semana da festa, já haviam sido contabilizados, 240 pessoas que perderam os documentos, e de acordo com a coordenação do serviço, cerca de 50 por cento desse total, já conseguiram reaver os pertences.

A coordenação lembra ainda, que após o encerramento do São João, as pessoas que não conseguiram reaver documentos ou objetos perdidos no Parque do Povo, podem procurar o serviço, disponível no Espaço Cidadão, que funciona de segunda à sexta, no Terminal de Integração, centro de Campina Grande.

Demais ações – Período Junino

Crianças e adolescentes

No dia 13 de junho, as crianças e adolescentes atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos (SCFV), visitaram os pontos turísticos da cidade no Ônibus Junino, como parte do projeto Blitz Forrozeira, uma parceria com duas empresas de Campina Grande. Já no dia 21, foi a vez das crianças acolhidas na Casa da Esperança 3, fazer o tão esperado passeio no Ônibus Junino, proporcionando aos pequeninos, momentos de lazer e de muita descontração.

Idosos

O grupo de idosos “Desabrochar”, do Cras Liberdade e do Centro de Convivência do Idoso, também teve momentos de descontração no Sitio São João, no dia 17, com a formação de um grande Quadrilhão Junino, com a participação de vinte casais de idosos, com direito ao casal de noivos, padre e homenagem para Lampião e Maria Bonita. No dia 20 de junho, idosos atendidos pelos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Centro de Convivência do Idoso, também tiveram momentos de pura diversão, matando saudades depois de 2 anos de pandemia da covid-19. A diversão foi garantida.

Em 22 de junho, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) – Palmeira, realizou café junino com as presenças dos índios Waraos, atendidos pelo Espaço Humanitário do Imigrante Venezuelano e o grupo de mulheres “Jóias Raras”. Este ano inclusive, o Jóias Raras está com uma loja disponível no Sitio São João, com exposição de uma diversidade de produtos produzidos pelo grupo, como peças em crochê artesanato, bolsas, entre outros. Quem ainda quiser conhecer de perto os trabalhos, o Sitio São João segue até o dia 17 deste mês.

“Em nome da Prefeitura, e do prefeito Bruno Cunha Lima, parabenizo todas as equipes envolvidas nas ações, que não mediram esforços para propiciar momento de cuidados, lazer, descontração, mas sobretudo, buscando valorizar as nossas raízes nordestinas. Tenho certeza que todos os envolvidos foram beneficiados”, ressaltou o secretário da Semas, Valker Neves.