Mês da Criança: Prefeitura de Campina Grande promove manhã de festa para crianças e adolescentes atendidos pela Coordenação PCD

Pais e filhos atípicos participaram de brincadeiras e do banho de piscina, além de receberem muitas guloseimas.

No mês dedicado às crianças, a Coordenação de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (PCD), realizou na manhã deste domingo, 22, uma festa em comemoração ao Dia da Criança (comemorado no último dia 12 de outubro). A festa teve direito a banho de piscina, brincadeiras no pula pula, pintura no rosto, além da distribuição de bolo, suco, pipoca, algodão doce, picolé. A ação foi realizada na sede do Centro Dia, localizada na rua Joaquim Caroca, 173, Bairro Universitário.

As atividades foram administradas pela coordenadora PCD, Edna Silva, além do grupo de animação com as palhaças Lari e Lindi, que interagiram com os usuários utilizando música e muitas brincadeiras, a exemplo do trenzinho ao redor da piscina. No total, 216 pessoas, entre crianças e adultos, estiveram presentes na ação. Foram 150 crianças e adolescentes, sendo 98 delas, autistas, com microcefalia e outras limitações.

Valéria da Silva, universitária, mãe de 3 filhos atípicos, com 5, 14 e 16 anos, participou do evento acompanhada também do marido, Joselito Gomes, que também acompanhou os filhos nas brincadeiras. Ele disse que esse cuidado com os três filhos faz parte do seu dia a dia, pois trabalha à tarde e à noite em uma empresa de calçados na cidade. Mas, pela manhã, ajuda a esposa no cuidado com os filhos.

“Sempre quis ser pai e agradeço a Deus pelos meus filhos. Não sabíamos, no início, que eles tinham autismo. Mas, com o tempo, fomos aprendendo a cuidar. O de 14 anos, inclusive, tem um grau de autismo mais severo e requer maior atenção. Os três estão na escola, e, graças a Deus, conseguimos juntos cuidar bem deles”, disse o pai.

Segundo a mãe, Valéria da Silva, depois que passou a fazer parte do programa ‘Colo pra Mãe”, ela venceu a depressão e tem participado de muitas ações junto com os filhos. “É tudo muito gratificante. Inclusive hoje eu consegui voltar para o meu curso de Pedagogia e já estou no 3º período, graças à ajuda que tenho do programa e ao apoio do meu marido em casa”, ressaltou.

Jailma Lima, avó dos gêmeos cadeirantes, Ítalo e Ismael, 7 anos, falou da satisfação em acompanhar os netos crescendo e se desenvolvendo, em meio à toda essa socialização proporcionada pela Prefeitura de Campina Grande. “É prazeroso vivenciar tudo isso junto com eles. E sabemos que é uma interação importante, uma socialização que faz toda a diferença para o crescimento psíquico e intelectual de nossas crianças. É maravilhoso”, disse a avó.

“É uma grande festa onde conseguimos ver a consolidação do nosso trabalho. As famílias renovadas e sendo incluídas, pois esse é o nosso objetivo, que é fortalecer as mães atípicas do nosso município. É a concretização de um sonho de todos nós, o fortalecimento familiar e a certeza de mais avanços na inclusão social, em nosso município”, ressaltou Edna Silva.