Mês da Mulher: Intercâmbio entre unidades da Semas promove troca de experiências para mulheres acompanhadas pelo Cras Bodocongó e Centro de Convivência do Idoso

Ação realizada na manhã desta terça-feira, no Centro do Idoso, reuniu 143 usuários dos grupos de convivência do Cras e da unidade nos Cuités.

No mês dedicado às mulheres, a Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), promove uma série de ações em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado na última sexta-feira, 08 de março. Desta vez, a ação foi realizada pelo Centro de Referência em Assistência Social (Cras Bodocongó) em parceria com o Centro Municipal de Convivência do Idoso (CMCI), localizado nos Cuités. Pela manhã, 40 integrantes dos grupos ‘Mulheres Virtuosas’ e ‘Anos Dourados’ do Cras, se reuniram a um grupo formado por 103 homens e mulheres do CMCI.

Na ocasião, o grupo do Cras Bodocongó conheceu a estrutura do Centro do Idoso, que atende atualmente cerca de 323 usuários em diversas atividades e ações, com o apoio de uma equipe multidisciplinar formada por assistente social, psicólogo, fisioterapeuta, e pedagogo. Após a visita, todos se divertiram ao som do trio de forró ‘Seu Afonso’, convidado para a ocasião.

Quem esteve no local pela primeira vez foi a dona de casa, Josivânia Araújo de Souza. “Estou amando ficar com os idosos nesta manhã e sentir de perto essa alegria e energia que contagia a todos. Eu não conhecia o espaço e quero vir mais vezes. Para nós, enquanto mulheres, é muito bom sentir todo esse acolhimento e carinho. Eles nos trataram com muita atenção, já que muitas vezes as pessoas mais jovens não tratam os mais velhos com tanto respeito. Os idosos aqui são verdadeiros exemplos”, disse a dona de casa.

A professora aposentada Sônia Vieira de Medeiros, 63 anos, integrante do grupo ‘Anos Dourados’, falou sobre a alegria de viver esse momento. “É a segunda vez que venho aqui com o grupo e estou achando tudo maravilhoso. Aqui existe um acolhimento e hospitalidade. O espaço também é muito bom, com muito verde. Nós mulheres precisamos sair de casa para superar as dificuldades e nada melhor do que estarmos em um lugar assim. Estou amando”, disse.

“Estamos reunindo aqui três grupos mistos e nada mais justo que, no mês das mulheres, elas possam conhecer outras realidades, como das mulheres do CMCI. É uma forma de ampliar os horizontes dessas mulheres a partir de outras experiências de vida. É uma oportunidade delas saírem da zona de conforto, conhecer novas pessoas e, principalmente, se movimentarem”, disse a coordenadora do Cras Bodocongó, Waleska Guimarães.

Para a coordenadora do CMCI, Gilma Souto Maior, esse é um momento importante porque é uma oportunidade para trocar conhecimentos e experiências, a partir do que vivenciamos no dia a dia do CMCI. “Uma manhã festiva em comemoração ao Mês da Mulher, como também uma forma delas conhecerem os nossos trabalhos e intensificarem essa convivência. Uma oportunidade única e enriquecedora para todas nós”, declarou a coordenadora.