Mês das Crianças: Prefeitura proporcionou em outubro momentos de brincadeiras, aprendizados e muitos benefícios para as crianças no município

Lançamento do aplicativo A.DOT que facilita a adoção e webinário sobre Acolhimento de Urgência foram iniciativas realizadas neste mês

Estamos na última semana de outubro, mês dedicado às crianças e quando geralmente se concentram as principais homenagens para esse público. Mas, para a Prefeitura de Campina Grande, especialmente por meio do trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), as homenagens e os benefícios voltados às crianças são permanentes.

Prefeito Bruno Cunha Lima participando das ações da Semas no mês dedicado às crianças

Durante todo este mês de outubro os serviços da Semas, voltados ao atendimento às crianças, realizaram programações especiais. A Casa da Esperança 3, que acolhe crianças de 0 até 6 anos, viabilizou a retirada da carteira de identidade dos acolhidos. No mesmo dia ocorreram rodas de conversa, louvores, danças, distribuição de lanches e presentes para os pequeninos.

Outra ação, realizada na Casa da Esperança 3, foi a visita da Policia Militar para a entrega de presentes e promoção de rodas de conversas, trabalhando principalmente a sensibilização e construção de vínculos com os profissionais da segurança pública. Ações semelhantes foram realizadas na Casa da Esperança 2, que acolhe meninas de 7 aos 18 anos de idade.

Outros momentos especiais foram as visitas domiciliares de técnicos que atuam no Centro de Referência da Assistência Social (Cras/distrito de Galante), promovendo a busca ativa para inserção das crianças no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), além da entrega de uma coleção de livros, favorecendo a boa leitura.

Crianças da Comunidade Warao, que fica no Espaço Humanitário do Imigrante Venezuelano, no bairro do Jeremias, também tiveram seus momentos especiais com direito aos presentes, pipoca, algodão doce e muitos brinquedos.

Outras ações de destaque foram o lançamento do aplicativo A.DOT, realizado por meio de uma parceria da Prefeitura de Campina Grande com a Vara da Infância e Juventude. O aplicativo faz uma busca ativa e possibilita, apenas aos pretendentes habilitados à adoção, conhecerem melhor o perfil de crianças e adolescentes. Foi realizado ainda um Webinário tratando sobre “Acolhimento de Urgência e outras possibilidades”, para viabilizar e otimizar ainda mais o trabalho de acolhimento realizado por equipes das Casas da Esperança e Casa de Passagem, coordenadas pela Semas.

O Centro Dia, que realiza atendimento às famílias com crianças que possuem microcefalia, também prestou homenagens, com direito aos painéis e, mais recentemente, à confecção das chamadas “naninhas” (paninhos utilizados por crianças na hora de dormir). A confecção é dos próprios funcionários da unidade e ofertada aos usuários do serviço.

“Um trabalho que promove a política pública de inclusão, favorecendo o desenvolvimento intelectual de cada criança, como sujeito de direito e cidadão. É nesse sentido que essas ações, que acontecem durante todo o ano, se tornam verdadeiramente, relevantes”, disse Magliana Leite, gerente da Criança e do Adolescente.