MULTIVACINAÇÃO: Prefeitura amplia locais de vacinação e avança no número de crianças e adultos imunizados

O Mutirão de Vacinação realizado pela Prefeitura de Campina Grande teve início no dia 14 de julho, por meio das Secretarias de Saúde (SMS), de Assistência Social (Semas) e Secretaria de Educação (Seduc), com o objetivo de ampliar as vacinações e elevar os índices da cobertura vacinal no município, descentralizando as ações de imunização. Durante a campanha estão sendo seguidas as vacinas de rotina do calendário nacional de imunização, contra a covid-19, sarampo e influenza.

A ação por meio da Semas, que está sendo viabilizada através dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), foi iniciada na Unidade da Liberdade, na última terça-feira, 19, com o atendimento inicial de 207 pessoas, entre crianças, adultos e idosos, vacinados contra covid-19, influenza e vacinas de rotina. No Cras Palmeira, a ação ocorreu na quarta-feira, 20, com o total de 246 pessoas vacinadas, já no CRAS Três Irmãs, nesta quinta-feira, 21, foram vacinadas 237 pessoas.

A fisioterapeuta Carolline Maria, procurou o CRAS para vacinar a filha de 3 anos e destacou a relevância da ação: “A vacinação é de suma importância para prevenção a várias doenças, mas as vezes, não temos tempo de estar indo para os Postos de Saúde por questões de trabalho e outros afazeres, então trazer a vacinação para os CRAS facilita muito a vida da gente e dos nossos pequenos também”, argumentou a dona de casa.

Criança Feliz

De acordo com Meruska Aguiar, coordenadora do programa Criança Feliz e uma das articuladoras da ação pela Semas, a ideia é atingir o maior número de pessoas sem as vacinas. “Entendemos também a realidade de muitas mães que atendemos por meio do programa Criança Feliz, sabemos o quanto essa iniciativa vai facilitar a vida delas e consequentemente, trazer mais saúde para crianças na primeira infância, que estão com vacinas atrasadas”.

“O Criança Feliz atende duas mil famílias em territórios mais vulneráveis, que é onde geralmente está acontecendo a falta de atualização de cadernetas de saúde, então pudemos conversar com essas famílias através do acompanhamento semanal de rotina, as incentivando a colocar a vacinação em dia, colocando os postos de vacinação em nossos CRAS para atingir um grande número de famílias”, salientou a coordenadora.

Meruska Aguiar reforça também, que foi acordado com o Cadastro Único, para que o serviço possa estar presente nas ações do CRAS Glória e Mutirão, (dias 03 e 04 de agosto), para realizar ainda a atualização cadastral das famílias, a fim de que elas tenham acesso ao recebimento de vacinas junto com a atualização cadastral, e possam também esclarecer dúvidas.

A gerente de Atenção Básica do município, Samira Luna, também esteve no CRAS Liberdade e falou sobre a ação: “A importância de oferecer vacinação nesses outros espaços, a exemplo dos CRAS, é que amplia o acesso à população fortalecendo a intersetorialidade para que consigamos atingir o objetivo de aumentar a cobertura vacinal e, além de tudo, proteger a população das doenças imunopreveníveis, ou seja, que pode ser evitada ao aplicar a vacina

SELO UNICEF

A ideia de ampliar a vacinação por meio dos CRAS, teve início no I Fórum Comunitário realizado pela prefeitura, em junho no mês passado, em razão do SELO UNICEF. Cada Secretaria desenvolveu estratégias para alcançar as metas dos indicadores, para que o município mantenha o selo no município, demonstrando, sobretudo, a eficiência da gestão municipal, em relação a políticas públicas para crianças e adolescentes.

Veja a sequência de vacinação nos CRAS do município:

26/07/2022 – 13h às 17h
CRAS Pedregal