Não doe Esmola. A Esmola tira a Criança da Escola

A Secretaria Municipal da Assistência Social da Prefeitura de Campina Grande, através da Gerência da Criança e do Adolescente, realizaram na manhã da quarta(13) um PIT STOP da campanha intitulada: “Não Doe Esmola. A Esmola Deixa a Criança Longe da Escola”.
O PIT STOP, aconteceu nos semáforos onde são identificados o maior número de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e mendicância, pedindo esmolas aos motoristas e pedestres e na comercialização de objetos ou serviços.
Os locais escolhidos foram os semáforos localizados na Rua Vila Nova da Rainha e nas imediações da sede da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba.
Os técnicos da Semas, Conselho Tutelar e do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, juntamente com a Secretaria de Saúde e Educação, para conscientizaram a população da importância de não da esmolas, e o malefício dessa pratica.
A campanha de conscientização ao uso da escola existe desde 2016. O trabalho de mobilização e sensibilização social é fundamental para alcançar a proteção integral da criança e do Adolescente.
De acordo com Magliana Leite, Gerente da Criança e do Adolescente, a constituição diz que a sociedade também tem a responsabilidade, além da família e o estado. “Realizamos esse tipo de ação para gerar uma consciência de que a moeda, que para muitos não tem muito valor, mas que para as crianças e adolescentes em vulnerabilidade faz um efeito reverso, afasta da escola e diminui as chances de um futuro diferente de acesso aos direitos sociais regulamentado”, destacou.
A permanência desses jovens nos semáforos os expõem a situações vulnerabilidade e risco social é o que acha os técnicos sociais da SEMAS e o Ministério Público Federal do Trabalho.