NATAL ILUMINADO: Passeio Inclusivo reúne 120 pessoas para conferir de perto pontos iluminados na cidade

Cerca de 120 pessoas, incluindo crianças, jovens, pais, todos com alguma deficiência, com seus respectivos acompanhantes, integraram uma passeio proporcionado pela Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, pelos pontos principais da decoração do Natal Iluminado. Trata-se de uma ação que se repete em seu segundo ano.

Prefeitura de Campina Grande, através da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Assistência Social (Semas), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDE), proporcionou para crianças, jovens e pais, uma noite especial dentro da programação do Natal Iluminado. Cerca de 120 pessoas passearam no ônibus da empresa parceira Trainbus, conhecendo os pontos que receberam decoração natalina em Campina Grande.

A ação, que está no seu segundo ano, levou cadeirantes, autistas, deficientes visuais e surdos das instituições como Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Institutos dos Cegos, Centro Dia e membros do Projeto Colo para Mãe para um passeio pela cidade.

Para Sayonara Lima, mãe do pequeno Heitor de 6 anos que tem autismo, essa é uma ótima oportunidade para a inclusão. “Momentos como esse incentivam a inclusão, dar a oportunidade de nossos filhos com deficiência conhecerem pontos da cidade e estar nesse contato com outras pessoas”, explicou.

O passeio completo durou cerca de 1h30, com parada na Árvore de Natal e na Vila Papai Noel no Parque da Criança.

“Em nome da nossa coordenadora, Edna Silva, queremos agradecer ao Prefeito Bruno Cunha Lima por toda atenção que ele tem dado às pessoas com deficiência. Esse é um momento muito especial e que com certeza ficará na lembrança deles para sempre.”, disse Milza Leão, integrante do serviço social da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência.

Para a jovem Ana Cecília, de 14 anos, que é cadeirante, ações como essas simbolizam o verdadeiro espírito de Natal. ” O Natal é a época que a gente comemora o nascimento de Jesus, que ensinou a amar o próximo sem qualquer destinação. Ter um dia como esse reforça que nós, deficientes, não fomos esquecidos”, concluiu Ana.

Para a secretária de Desenvolvimento Econômico, Laryssa Almeida, o passeio é uma ação importante de afirmação do compromisso do governo com a causa da inclusão também no Natal Iluminado. “Uma ação conjunta, uma ação inclusiva para que todos possam aproveitar tudo isso que a prefeitura preparou e viver esse momento de luz e de magia natalina.”, disse a secretária.