Natal Iluminado: Semas está presente na Estação das Luzes com oferta de diversos serviços para a população

Nos quiosques o visitante tem acesso às informações sobre serviços e também pode conhecer o artesanato produzido por usuários dos serviços da Semas.

A Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Campina Grande (Semas), está presente no Natal Iluminado 2023 com a oferta de serviços e produtos para a população. Nos dois quiosques, instalados na ‘Estação das Luzes’, no Açude Velho, as equipes repassam informações sobre os serviços oferecidos pela Secretaria. Há ainda exposições e a venda de peças artesanais produzidas por usuários destes serviços.

A ação, por parte da Semas, teve início no dia 04 de dezembro e será mantida até 06 de janeiro do próximo ano. As ações disponibilizadas no local (em sistema de rodízio), são dos onze Centros de Referência em Assistência Social (Cras), dos três Centros de Referência Especializados em Assistência Social (Creas), Centro Pop, Ruanda, Coordenação PCD, Criança Feliz, CadÚnico, Sine, Peti, Família Acolhedora e Família Guardiã, além do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) ligados às Diretorias de Proteção Social Básica e de Proteção Especial de Média e Alta Complexidade.

Josy Santos, mãe atípica atendida pelo programa Colo pra Mãe (coordenação PCD) expos e vendeu peças confeccionadas por ela, na noite do último sábado (09). “Foi um prazer estar participando deste momento. É uma oportunidade única, onde a gente pode expor nossas peças feitas à mão. A Semas sempre busca novas formas de estarmos em movimento, aprendendo e empreendendo e estamos muito felizes por mais essa iniciativa”, disse a mulher.

Equipes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), também estão atuando no local, com mobilização e orientação sobre o funcionamento do programa, com panfletagem e distribuição de lixocar (bolsinha para utilizar em veículos); também com frases que expressam a importância de crianças e adolescentes participarem desses momentos, de forma protegida e acompanhada.

“Estivemos junto com a equipe do Centro Pop fazendo abordagens e orientando as pessoas acerca da proteção de crianças e adolescentes, no sentido delas não estarem em situação de trabalho infantil. Também distribuímos materiais didáticos, para que a população civil colabore com as denúncias, caso se deparem com alguma situação de vulnerabilidade, envolvendo esse público”, disse Jussara Melo, coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil.

Segundo Ana Cleide Rotondano, diretora da Proteção Especial, o balanço da primeira semana foi positivo. “Essa é mais uma oportunidade para que o público do Natal Iluminado também possa conhecer, um pouco mais de perto, boa parte do trabalho desenvolvido pela Assistência Social e que vem fazendo a diferença na vida de muitas famílias. Importante frisar que, além dos dois quiosques, também temos a unidade móvel do Programa Especializado para Crianças e Adolescentes em Situação de Rua, o Ruanda, que está realizando atendimento a crianças e adolescentes e fazendo encaminhamentos devidos para cada serviço”, declarou a diretora.

Codecom

COMPARTILHAR