NOTA – Secretaria de Assistência Social

A Secretaria de Assistência Social (Semas), da Prefeitura de Campina Grande, vem por meio desta esclarecer à população, alguns pontos em relação ao trabalho contínuo que tem sido executado pela Secretaria, no que diz respeito às Pessoas que vivem em Situação de Rua no município

Como é do conhecimento geral, as equipes do Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua – Centro POP, atuam constantemente com ações de abordagem nos pontos centrais da cidade, nos períodos diurno e noturno, orientando e ofertando acolhimento para usuários, que utilizam o coreto da Praça Clementino Procópio para dormir, bem como em outros pontos na cidade.

Importante destacar que eles permanecem no local durante a noite, e ao dia, se dirigem ao Centro POP, que funciona na Feira Central, em busca de alimentação, higienização e serviços de lavanderia. Além do encaminhamento para a rede socioassistencial, o Centro, com o apoio do CadÚnico, tem garantido o cadastro dessas pessoas no programa Bolsa Família do governo federal, e muitos, inclusive, já estão aguardando o benefício.

Em média, seis pessoas que estavam em situação de rua, já compareceram à unidade, para solicitar o desligamento, pois já haviam alugado uma moradia. No entanto, mesmo com um lugar certo para morar, a Prefeitura não pode impedir o direito de ir e vir dessas pessoas, e nem retirá-las das ruas, contra a sua própria vontade.
Sendo assim, se faz necessária uma ação conjunta, com demais setores e órgãos de segurança na cidade, (o que já está sendo viabilizado pela Semas), no sentido de amenizar e resolver o mais breve possível, o atual cenário na praça Clementino Procópio e em outros pontos da cidade.

Campina Grande, 27 de julho de 2023

Valker Neves