O Maior São João do Mundo: Prefeitura de Campina Grande realiza confraternização para idosos atendidos pelos CRAS e Centro de Convivência do Idoso

Quadrilhão Junino formado por 40 idosos apresentou muito forró e animação

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), promoveu uma confraternização junina na última sexta-feira, 17, para os idosos atendidos pelos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) dos bairros Malvinas, Liberdade, Glória, e também pelo Centro de Convivência do Idoso, que funciona nos Cuités. O Quadrilhão Junino, que contou com a participação de vinte casais de idosos, foi realizado na Vila Sitio São João, no bairro Dinamérica.

Todos os participantes capricharam no figurino, com direito ao casal de noivos, padre e homenagens para Lampião e Maria Bonita. Muito alegres e divertidos, os idosos celebraram o retorno dos festejos juninos presenciais, após dois anos de afastamento por causa da pandemia da covid-19.

“Este é o vigésimo ano de existência da quadrilha em Campina Grande, o que representa algo relevante para esse público. É uma forma do idoso participar e se sentir incentivado na cultura local. Temos diversas danças como formas de expressões para eles, além de muitas outras atividades culturais, pois sentimos que as pessoas idosas vivem prazerosamente esses momentos,” afirmou Gilma Souto Maior, coordenadora do Centro de Convivência do Idoso, que funciona no bairro Cuités.

Segundo Carla Jessé, coordenadora do CRAS Malvinas, eventos assim são importantes para a convivência desse público e mostra que a atual gestão tem se preocupado em olhar para essas pessoas. “Sempre que há ações nesse sentido achamos importante para fazer a ponte entre os grupos de idosos. Se não fosse pela Prefeitura, muitos nem teriam acesso a vir a locais como a Vila Sitio São João, sem falar da convivência entre eles, que esperam por esse momento o ano inteiro”, destacou a coordenadora.

Para Joana Maria da Silva, 78 anos, uma das participantes e usuária dos serviços, esse é mesmo um momento gratificante, após dois anos de pandemia da covid-19. “A última reunião dos grupos ocorreu em 2019. A gente se diverte, arruma amigos, conversa, dança, tem um lanche maravilhoso e se confraterniza com as nossas coordenações, um momento de fato muito especial”, concluiu Joana.