O MAIOR SÃO JOÃO DO MUNDO: Prefeitura mantém Ação Intersetorial de Proteção à Criança e ao Adolescente em Campina Grande e Galante

No distrito os trabalhos foram iniciados na quinta-feira, após o lançamento dos festejos juninos

O trabalho de abordagem das equipes que atuam na 7ª Ação Intersetorial de Proteção à Criança e ao Adolescente, desenvolvida pela Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), através do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), teve continuidade na última quinta-feira, 23, dessa vez no distrito de Galante. O objetivo da ação é inibir situações que representem qualquer tipo de abuso, trabalho infantil ou que coloque risco à vida de crianças e adolescentes durante os festejos juninos.

Os trabalhos já começaram em Campina Grande, desde o dia 10 de junho, e no distrito de Galante a partir do lançamento dos festejos juninos, seguindo até o dia 17 de julho.

No primeiro dia das festividades no distrito, com eventos que acontecem das 9h às 16h, a equipe do PETI esteve no local conversando com as equipes de Saúde, da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) e com as Policias Civil e Militar. Na pauta, os detalhes sobre a ação que acontece sempre a partir da quarta ou quinta-feira e prosseguindo até os finais de semana.

Também foram realizados serviços de adesivagem e orientações aos comerciantes, barraqueiros e ambulantes, sobre o início dos trabalhos. Fazendas da região, a exemplo da Casa de Chico, Santana e Casa do Cumpade, também foram visitadas pela equipe, que distribuiu lixeiras e realizou pit stop na entrada de Galante.

No total, uma equipe composta por 27 pessoas, entre técnicos e assistentes sociais, continua atuando no Parque do Povo, em Campina Grande. Mais 13 pessoas estão no distrito de Galante, com abordagens e orientações.

De acordo com Jussara Melo, coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI/CG), na quinta-feira foram realizadas sete abordagens, como também foram identificadas duas situações que mereceram uma maior atenção por parte da equipe.

“Durante a festa identificamos uma criança em situação de trabalho infantil artístico e tratamos, imediatamente, de orientar as pessoas responsáveis. Também identificamos uma mãe que veio com vários filhos da cidade de Bayeux para Galante, sem um local certo para ficar com as crianças. A ideia inicial, segundo a mãe, era permanecer com os filhos em barracas improvisadas. Diante dessa constatação, precisamos intervir, para evitar danos à vida dessas crianças e adolescentes”, ressaltou Jussara Melo.

Balanço da Ação em Campina Grande

Em Campina Grande, nos três primeiros finais de semana d’O Maior São João do Mundo, foram realizadas 71 abordagens; seis flagrantes de trabalho infantil; quatro situações de vulnerabilidade; 12 crianças na companhia de adultos comercializando algum tipo de produto; um flagrante de adolescente desmaiado em virtude do consumo de bebida alcoólica; além de duas crianças que se perderam dos pais. Foram realizadas, ainda, 22 orientações e duas situações estão sendo analisadas pelas equipes no local. Uma criança, de 12 anos, foi encaminhada ao Hospital da Criança e do Adolescente e uma adolescente (15 anos) para o Hospital de Emergência e Trauma, com convulsões.

“Importante ressaltar, principalmente, o apoio das Secretarias de Educação e de Saúde, Conselhos Tutelares, bem como a parceria das Polícias Civil e Militar, para que possamos ter êxito em todo esse trabalho que está sendo desenvolvido, com o objetivo de preservar as nossas crianças e adolescentes”, destacou o secretário municipal de Assistência Social, Valker Neves.

Ainda segundo ele, os números apresentados mostram a importância do trabalho que está sendo realizado pela equipe do PETI, considerando a grandiosidade do Maior São João do Mundo, principalmente depois de dois anos de pandemia. “Sabemos que muitas crianças e adolescentes, que acabam frequentando esses locais, ficam expostas à uma série de riscos, por isso a relevância dessa ação”, disse o secretário.