Órgãos públicos e privados se unem à ação da Prefeitura para oferecer vida mais digna para Pessoas em Situação de Rua

Desde a primeira reunião geral, do Projeto Integrador, as discussões vêm ocorrendo todos os dias, e recebendo a adesão de diversos órgãos e representações, no Município.

A Prefeitura de Campina Grande tem dado continuidade ao Projeto Integrador, voltado à formação de parcerias para trabalhos ligados às pessoas em situação de rua, no Município. A ação vem sendo articulada por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), através da Coordenação de Projetos e Planejamentos e a Direção da Proteção Especial de Média e Alta Complexidade, com a realização de reuniões, junto aos futuros possíveis parceiros do Projeto, onde trabalhos conjuntos já estão sendo firmados.

Como resultado, as reuniões vêm firmando parcerias entre a Semas e outros órgãos municipais, além de instituições como bancos, associações e forças de segurança. Os encontros, que estão ocorrendo praticamente todos os dias da semana, estão reunindo representantes ligados às Secretarias de Saúde, Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP). Reúne também representantes da Caixa Econômica Federal, Associação Paraibana de Supermercados, Câmara Municipal de Campina Grande, e ainda Polícias Civil, Militar e a Guarda Municipal.

De acordo com o secretário da Semas, Valker Neves, as reuniões têm sido produtivas e algumas parcerias já estão tomando forma. “Uma vez que normalmente as pessoas atribuem esse problema para a Prefeitura, seria natural que a gente tivesse a expectativa que as secretarias abraçassem a causa, mas essa proposta está indo muito além, um exemplo disso é que já temos parceiros como bancos, shoppings e outras instituições que tem colaborado com ideias para articulação com a Semas”, contou o secretário.

Conforme Dállia Ribeiro, diretora da Proteção Especial de Média e Alta Complexidade (Semas), o resultado dessas reuniões será levado para mais um encontro macro. “O objetivo dessas reuniões é entender de que forma esses órgãos atuam, pois cada um vai ter um papel a desempenhar com a gente. Então estamos nos inteirando de como eles funcionam, para em um segundo momento, apresentarmos um plano de ação, indicando como cada um deles pode atuar conosco”, disse a coordenadora.

Projeto Integrador

O Projeto Integrador foi idealizado pela Semas, a fim de juntar diversos órgãos públicos e privados, formando um grande trabalho conjunto no município, voltado à redução do atual cenário das pessoas em situação de rua. A primeira reunião com todos os representantes dos espaços convidados a integrar o Projeto aconteceu no dia 11 de julho. A próxima reunião, marcada para 10 de agosto, dará continuidade as parcerias, onde serão apresentados resultados das discussões, bem como, quais serão as responsabilidades, fluxos e metas, para cada um dos envolvidos na ação.