OUTUBRO ROSA: Prefeitura de Campina Grande encerra ações realizadas pelas unidades da Semas, em relação aos cuidados e prevenção ao câncer de mama

Evento promovido na sede da Secretaria no Alto Branco, reuniu mais de 100 mulheres, com direito à palestra, música e muita descontração.

Uma manhã de leveza e descontração, mas acima de tudo, de reflexão sobre os cuidados e a prevenção ao câncer de mama, com direito a uma decoração especial e música. Foi assim o encerramento das ações do Outubro Rosa, que foram promovidas ao longo do mês por várias unidades da Secretaria de Assistência Social (Semas), e que teve o ápice, durante o encerramento nesta sexta-feira, 27, com a presença de cerca de 100 colaboradoras que atuam na sede e nos vários serviços espalhados na cidade.

Após as boas vindas da secretária Pâmela Vital, e da diretoria da Proteção Especial de Média e Alta Complexidade; Proteção Social Básica e da Vigilância Socioassistencial; as mulheres presentes, puderam acompanhar uma palestra com a psicoterapeuta e psicanalista, Lauane Lacerda, que tratou sobre o tema: “Emoções e cura: Explorando a ligação entre nossos sentimentos e o câncer de mama”. Em seguida, a palestrante interagiu com as participantes sobre o autocuidado e a saúde mental. A orientação era cada uma fazer uma espécie de ‘busca mental’, em situações que trouxeram harmonia e felicidade, bem como em outras que exigiram mais energia, para serem solucionadas.

Jailma Bernardino, que atua na Casa de Acolhimento 2, falou sobre a importância em poder parar um pouco e pensar no seu próprio bem-estar. “Um momento fundamental, porque enquanto mulher devemos nos cuidar diariamente, e não abrir mão desses cuidados, pois a prevenção faz toda a diferença, especialmente em relação ao câncer de mama. Então foi uma manhã belíssima, maravilhosa, só gratidão por tudo”, disse a colaboradora.

Segundo a palestrante, Lauana Lacerda, durante muito tempo, a gente não sabia que era possível controlar as nossas emoções, não sabia o quanto elas estavam relacionadas ao adoecimento, não só mental, mas também físico. “E graças ao avanço dos estudos da mente, e essa busca constante de cada um de nós em entender e lidar melhor com tudo o que ocorre ao nosso redor, faz toda a diferença. E hoje, a Semas abriu esse espaço de acolhimento, de partilha, e de fortalecimento feminino, o que é tão importante”, disse a psicoterapeuta.

“Finalizamos com mais de 15 ações sobre a campanha Outubro Rosa, realizadas pelas nossas unidades, e ficamos felizes em saber que essa conscientização sobre a prevenção ao câncer de mama, tem sido disseminada em nossos serviços. ‘É preciso prevenir’. Tivemos uma importante palestra que nos fez atentar ainda mais sobre esses cuidados, e lembrou que todas nós mulheres, precisamos administrar melhor as nossas emoções, sejam elas ‘boas ou más’, as quais refletem na nossa saúde como um todo. Agradeço também a contribuição da cantora Thayanne Santos, que abrilhantou ainda mais o nosso evento”, concluiu a secretária, Pâmela Vital do Rêgo.