OUTUBRO ROSA: Prefeitura de Campina Grande encerra ações voltadas à prevenção ao câncer de mama

Atividades foram realizadas pelos Cras Liberdade, Galante e Centro de Convivência do Idoso

Durante todo este mês de outubro várias ações foram realizadas pela Prefeitura de Campina Grande, por meio dos serviços coordenados pela Secretaria de Assistência Social (Semas). O objetivo era chamar a atenção das mulheres, sobre os cuidados preventivos em relação ao câncer de mama, como parte da campanha Outubro Rosa.

Entre os principais eventos, destacam-se as atividades desenvolvidas pelos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) do bairro Liberdade e do distrito de Galante, além do Centro Municipal de Convivência do Idoso, que funciona nos Cuités. Na primeira quinzena deste mês o Cras Galante, por exemplo, realizou um passeio com o grupo de idosos acompanhados pelo serviço. Eles visitaram a Pedra de Santo Antônio (Fagundes), e participaram de uma roda de conversa sobre prevenção ao câncer de mama, ministrada por uma assistente social do serviço.

Ação – Cras Liberdade

Outra ação do Outubro Rosa ocorreu no Centro Municipal de Convivência do Idoso, no dia 25 deste mês, culminando em uma palestra para os usuários do local, com o tema “Situações que podem destruir a sua saúde mental”. Na ocasião foram exibidos vídeos, mostrando mitos e verdades sobre o câncer de mama e, ainda, realizadas dinâmicas educativas, dança mexicana e exercícios físicos, resultando em uma manhã de muito aprendizado e interação.

Ainda no dia 25, uma palestra contemplou o grupo de idosos “Desabrochar” (Cras Liberdade). O evento foi realizado por uma equipe de alunos e professores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e do Programa de Educação pelo Trabalho (PET), do eixo da Atenção à Saúde do Idoso. Na oportunidade foi explicado como ocorre a prevenção e o combate à doença, com instruções e explicações didáticas por parte dos profissionais.

O encerramento da programação do Cras Galante ocorreu no dia 26, na sede do serviço, com apoio da Secretaria de Saúde e parceria com a Universidade Paulista (UNIP). Foram oferecidos serviços de saúde, além de atividades físicas e de assistência social, realizados por alunos e professores da Universidade para um grupo de 100 pessoas, incluindo mulheres e homens, que participaram da ação.

“Mais uma vez temos a oportunidade de trabalhar esse tema importante e imprescindível para a saúde das mulheres. Sabemos que os colaboradores sempre se empenham em destacar o tema, com todos os recursos disponíveis. Assim, a Prefeitura de Campina Grande, através da Semas, realiza o seu papel, enquanto assistência social, para propagar essa prevenção. Todas as coordenações envolvidas estão de parabéns por todas as ações trabalhadas”, disse o secretário da Semas, Valker Neves.