OUTUBRO ROSA: Prefeitura de Campina Grande promove ações de saúde Centro de Convivência do Idoso no bairro dos Cuités

Iniciativa faz parte da programação da campanha promovida pela Secretaria de Saúde em parceria com a Semas

A manhã desta quinta, 21, foi marcada por mais uma ação importante no Centro de Convivência do Idoso nos Cuités, como parte da campanha Outubro Rosa, promovida pela Prefeitura de Campina Grande por meio da Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Assistência Social (Semas). Uma equipe da Saúde formada por enfermeiras e coordenadoras da Rede Cegonha e de Programas e Ações Estratégicas da Saúde, promoveu palestra com o tema: “Autocuidado na prevenção do câncer de mama”, além de testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite.

Antes das ações, momentos de descontração para os idosos ao som da banda “Cantores da Colina”, formada por frequentadores da Centro de Convivência. Durante a palestra, ministrada pela enfermeira Kátia Rodrigues, mais de quarenta idosos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais, sobre quais fatores de risco contribuem para o câncer de mama; a importância da prevenção através do autoexame e outros cuidados.

A profissional de saúde ressaltou que, “ao mesmo tempo em que os idosos aprendem, também podem estar repassando essas informações para outras mulheres da família, ou até mesmo para os homens, já que eles também podem desenvolver o câncer de mama, no entanto em um percentual bem abaixo do que as mulheres, o que representa apenas 1 por cento dos casos”, ressaltou Kátia Rodrigues.

Para Lúcia de Fátima, 62 anos, que é cabeleireira e frequenta o serviço há quatro anos, “um momento importante para cuidar da saúde e ao mesmo tempo, trazer um novo ânimo para os idosos, já que muitos ficam dentro de casa especialmente nessa pandemia, sem nenhum tipo de atividade. Outros moram sozinhos, à exemplo de duas idosas de 70 e 84 anos, que convidei para estar conosco e estão adorando”, afirmou a cabeleireira.

De acordo com a coordenadora de Programa e Ações Estratégicas da Secretaria de Saúde, Lorrayne Fernanda, a ideia é fazer com que as mulheres atendidas pelo Centro de Convivência do Idoso, possam prevenir o câncer de mama a partir dessas ações. Inclusive faremos o levantamento para saber quantas serão encaminhadas para realizar o exame de mamografia com o apoio da Secretaria, destacou.

Para a gerente da Pessoa Idosa, Rosemary Guimarães, que na ocasião, representou o secretário Valker Neves, outubro marca o retorno das atividades na Unidade que ocorreu no início do mês e traz de presente essa ação tão importante, como forma de prevenir não só o câncer de mama, como o câncer de útero em nossas idosas, disse.

“Essa faixa etária inclusive não costuma procurar os serviços de saúde com regularidade e precisa de estímulos. Em 2018, inclusive, tivemos um caso de uma idosa de 70 anos que teve câncer de colo de útero. A doença surgiu a partir da metástase de um câncer de mama, e infelizmente, acabou evoluindo para o óbito”, concluiu a gerente.