Outubro Rosa: Prefeitura promove ação sobre a prevenção ao câncer de mama para migrantes e comunidade cigana no município

Ação, realizada no Clube de Mães de Bodocongó, reuniu serviços de saúde como aferição de pressão e testes de glicemia, além de palestras sobre o tema.

A Prefeitura de Campina Grande, por meio do Serviço de Atendimento ao Migrante, da Secretaria de Assistência Social (Semas), realizou uma ação de conscientização e combate ao câncer de mama para o público migrante e a comunidade cigana do município. O evento aconteceu na manhã desta quarta-feira (25), no Clube de Mães do Bairro Bodocongó, reunindo cerca de 50 pessoas.

Entre os participantes, estiveram presentes membros do Clube de Mães do bairro. No local, homens e mulheres acompanharam palestras sobre o assunto, com instruções para o autoexame e atenção aos sintomas do câncer de mama, além de esclarecimentos sobre os direitos das pessoas que têm a doença, e ainda como lidar psicologicamente com possíveis casos.Também foram ofertados serviços como aferição de pressão, teste de glicemia, exames e orientação sobre higiene bucal.

Conforme Thaís Lima, coordenadora do Serviço de Atendimento ao Migrante, o evento foi pensado para conscientizar melhor esse público. “Além do tema do Outubro Rosa, vimos a necessidade de oferecer outros serviços de cuidado estético e de saúde, seja física ou mental, assim as equipes fizeram as orientações para essas pessoas para, se for o caso, fazer diagnósticos e encaminhamentos, de forma que eles tenham acesso àquilo que eles mais têm carência,” disse a coordenadora.

O líder da comunidade cigana, João Romão, falou sobre a relevância desse evento para os participantes. “Esse momento é muito rico para a comunidade, porque precisamos estar atentos a como nos cuidar, tanto mulheres como homens. Espero que em outros momentos a Prefeitura esteja conosco nestas causas, porque nós recebemos esses cuidados com um carinho imenso”, ressaltou João Romão.

Serviços e parceiros

No local, ainda foram realizados cortes de cabelo, com equipes do Centro de Referência e Assistência Social (Cras) Bodocongó e dinâmicas sensoriais com as crianças, através de estudantes de psicologia do Centro Universitário de Patos (Unifip), que também disponibilizou estudantes de odontologia para atendimentos no evento. Os serviços de enfermagem foram realizados por alunos da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Outras Ações

Outras ações sobre o tema, envolvendo palestras e outras programações, também ocorrem nesta quinta-feira, 26, nos Cras São José da Mata e Galante, no período da tarde. Já o CadÚnico realiza panfletagem e ação de conscientização na unidade, a partir das 13h, na unidade, situada no bairro da Prata. A Sede da Semas, também realiza uma outra grande ação, na sexta-feira, 27, com palestra sobre o tema, panfletagem, além de atração cultural, envolvendo boa parte dos colaboradores.