Palestra sobre cuidados com a saúde do homem, na sede da Semas, encerra programação da campanha Novembro Azul, da Prefeitura de Campina Grande

O diretor de Vigilância em Saúde, Miguel Dantas, falou sobre prevenção ao câncer de próstata e outros assuntos relacionados à saúde masculina.

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), encerrou, na manhã desta quinta-feira, 30, a série de ações realizada pelas unidades da pasta, como parte da Campanha Novembro Azul, encabeçada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Na oportunidade, o diretor de Vigilância em Saúde no Município, Miguel Dantas, realizou palestra para os colaboradores (homens), que atuam na sede da Semas, abordando diversos assuntos relacionados à saúde do homem e, principalmente, prevenção ao câncer de próstata.

Conforme Miguel Dantas, foi um momento relevante para discutir o combate ao câncer e a saúde do homem de forma geral. “O homem não vai procurar o atendimento médico por uma série de fatores. Então, aqui nós falamos sobre a negligência ao autocuidado, de forma que esses homens entendam que a falta de cuidados com a saúde, pode trazer sérios problemas”, completou.

Segundo o psicólogo Alexandre Brasil, um dos colaboradores da Semas que participou do evento, a palestra já o motivou a procurar atendimento após alguns anos sem realizar exames. “Existe mesmo uma questão cultural do homem não querer ir ao urologista. Eu mesmo, após essa palestra, já vou agendar meu exame. Isso é muito importante porque nos motiva e reafirma que precisamos de cuidados. A família também precisa entender que o apoio e incentivo por parte dela também é essencial para nossa saúde,” disse o colaborador.

“Nós precisamos reafirmar a importância do cuidado masculino, principalmente, contra o câncer de próstata, já que existem meios de prevenção contra a doença”, ressaltou secretária de Assistência Social, Semas, Pâmela Vital.

Outras ações

Além deste evento, a Semas ainda promoveu diversas ações sobre o Novembro Azul, em outras unidades, ao longo do mês. Palestras também aconteceram para funcionários e usuários dos serviços do Restaurante Popular Prato do Povo, nesta quarta-feira, 29, com a doutora em enfermagem Ana Cerqueira; além de palestras no Centro Pop, nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras).