PRATO DO POVO: Doze mil refeições são distribuídas em um mês de funcionamento do Restaurante Popular

Desde a inauguração, o equipamento tem mudado a realidade da alimentação de centenas de moradores do Distrito dos Mecânicos e bairros próximos.

Nesta sexta-feira, 15 de setembro, o Restaurante Popular ‘Prato do Povo’, da Prefeitura de Campina Grande, por meio da Semas, completa um mês de funcionamento, bem como a entrega de 12.109 refeições ao preço de 1 real. Inaugurado no dia 14 de agosto, o equipamento vem mudando a rotina e realidade de muitas famílias no Distrito dos Mecânicos e bairros mais próximo.

Somente no dia da inauguração, foram distribuídas, gratuitamente, 1.109 refeições para as pessoas presentes ao evento. A partir do dia 15 de agosto, foram 500 refeições vendidas a cada dia de funcionamento, de segunda à sexta-feira (exceto feriados e pontos facultativos). Neste período, centenas de pessoas têm sido alcançadas pelo serviço, com acesso à uma alimentação saudável, nutritiva e econômica.
Uma das pessoas beneficiadas é a dona de casa Elaine Silva, de 29 anos. “Eu venho todos os dias desde a inauguração com meus três filhos. Nós pegamos as marmitas e comemos em casa. A comida é gostosa e tem me ajudado demais. Sou mãe solteira e agora tenho mais tempo para cuidar da casa e dos meus filhos sem me preocupar em fazer o almoço ou com o valor do gás. Meu dia a dia realmente mudou para melhor”, disse a mulher.

José de Assis, 55 anos, é vendedor ambulante de material automobilístico. Ele disse que este mês economizou 300 reais por mês com o almoço. “Eu gastava 60 reais por semana com minha alimentação, era 12 reais de segunda a sexta, e agora posso comer ao preço de 1 real por dia. A equipe aqui é muito empenhada e oferece um bom atendimento a todos que adentram o restaurante. A Prefeitura está de parabéns,” disse o vendedor.

Aumento das refeições

Conforme o coordenador da Unidade, Rondinele Menezes, as equipes já estão planejando novas metas para o local. “Nós já temos um projeto pronto para fornecer 750 quentinhas até o final do ano. Também estudamos a possibilidade de estender a quantidade de fichas por cada cliente do restaurante, já que atualmente entregamos uma marmita por pessoa. Este primeiro mês, assim como os próximos dias, servirão de teste para entendermos como a logística pode ser ampliada para melhorar ainda mais o atendimento no Restaurante Popular”, disse o coordenador

“Gratidão a Deus em nos possibilitar estar à frente de uma demanda tão importante, já que falar do Restaurante Popular, é falar de um equipamento que tem transformado de fato, a vida de muitas famílias na comunidade, com excelência nas refeições e no atendimento. São mais de 12 mil refeições, e sabemos da responsabilidade por ser um projeto piloto e que em breve será ampliado, já que a ideia é multiplicarmos as ações com foco na Segurança Alimentar”, disse a secretária da Semas, Pâmela Vital.