PRATO DO POVO: Famílias inteiras estão frequentando o Restaurante Popular para realizar suas refeições diárias

Atendimento e comida de qualidade são os principais atrativos do novo equipamento no Distrito dos Mecânicos.

O Restaurante Prato do Povo, da Prefeitura de Campina Grande, ligado à Secretaria de Assistência Social (Semas), está mudando para melhor o dia a dia da população do Distrito dos Mecânicos e áreas próximas. No local é comum ver famílias inteiras almoçando diariamente, interagindo com outros frequentadores e, claro, saboreando uma refeição completa, preparada pela equipe que atua no equipamento.

Como a demanda é grande (são servidas 500 refeições diárias), cabe à alguns setores, como o almoxarifado, por exemplo, atualizar sempre a coordenação do local, bem como a nutricionista e o chefe de cozinha organizarem o estoque de alimentos. Segundo Gabriel de Melo, responsável pelo setor, um trabalho realizado com muito cuidado e zelo, já que a orientação é sempre o controle diário, considerando inclusive a divulgação prévia do que será servido todos os dias.

“Temos muito carinho na organização do estoque, principalmente no hortifrúti. Estamos sempre separando o que tem de melhor para ser servido, para manter uma alimentação de qualidade para todos. Em relação às proteínas, por exemplo, a demanda maior é de frango. E, na primeira semana de funcionamento do Restaurante, servimos também carne de sol”, disse Gabriel Melo.

Segundo Gabriel, o hortifruti e as proteínas são recebidos semanalmente e os fornecedores têm contribuído com a periodicidade e qualidade dos produtos. Em relação à quantidade, por semana são servidos cerca de 130 até 150 quilos de feijão e, diariamente, são preparados de 28 até 35 de feijão e de arroz. “Já em relação às proteínas (carne, frango, linguiça, entre outros), utilizamos em torno de 100 quilos semanalmente”, disse Gabriel de Melo, chefe do almoxarifado.

De acordo com Piedade Porto, do setor administrativo, esse cuidado tem tornado o trabalho muito dinâmico e assertivo. “Sabemos que muitas pessoas gostariam de levar mais de uma marmita para casa. Mas, por enquanto, o critério é uma marmita por pessoa. Precisamos ter esse controle inicial, embora possa mudar posteriormente. No mais, estamos felizes em saber que através do trabalho da Prefeitura conseguimos, a cada dia, alcançar muitas famílias que não tinham acesso a uma refeição nutritiva e de qualidade”, ressaltou Piedade.

Outro que percebe a alegria dos usuários do Restaurante é o operador de caixa Felipe Sheldo. “O sentimento que gera em todos nós que trabalhamos aqui é perceber a felicidade de cada pessoa que chega por aqui, já que muitas dessas famílias provavelmente não teriam uma refeição como essa, completa e balanceada. Ver famílias inteiras almoçando e se confraternizando tem sido muito prazeroso para todos nós e incentiva ainda mais o nosso trabalho”, destacou o colaborador.