Prefeitura abre Semana Municipal de Valorização da Pessoa Idosa com live realizada no Sitio São João

Evento que reuniu autoridades e convidados marca início da programação que será realizada nesta semana

O Coral do Centro de Convivência do Idoso abriu oficialmente na manhã desta segunda-feira, 27, a programação da Semana Municipal de Valorização da Pessoa Idosa, cujo tema é “Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa em Tempos de Pandemia”. O evento, realizado por meio de uma live, foi promovido pela Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Assistência Social (Semas), com transmissão pelos canais da PMCG e Semas (Youtube). Autoridades e convidados participaram seguindo os protocolos sanitários de prevenção à covid.

O secretário municipal Assistência Social, Valker Neves, destacou a importância do trabalho realizado pela Gerência do Idoso. “Uma das coisas mais belas da vida é sentar ao lado de uma pessoa idosa, pois eles têm muito a nos ensinar e quantas coisas aprendemos com eles. Por isso precisam ser valorizados”, ressaltou. Ele enalteceu também o trabalho realizado pela gestão do prefeito Bruno Cunha Lima, que tem um olhar especial em relação aos idosos.

Na sequência, a gerente da Pessoa Idosa, Rosemary Guimarães, apresentou planilha desde março deste ano até o último mês de agosto, envolvendo vídeos conferências, capacitações, reuniões, atendimentos e acompanhamentos remotos, além de webinários. Um total de mais de 750 atendimentos e benefícios realizados, incluindo a entrega de cestas básicas e máscaras de proteção contra a covid.

O evento contou ainda com a participação da médica psiquiatra Vilma Mendoza. Ela lembrou que 10,28% da população do Brasil está acima dos 65 anos de idade e que tem aumentado o número de casos de suicídio envolvendo idosos. “As tentativas de suicídios surgem geralmente por causa de transtornos mentais, degenerativos, solidão e de isolamento nessa pandemia, além da perda de audição e visão”, declarou.

O promotor da Curadoria de Defesa dos Direitos do Cidadão, Márcio Gondim, destacou os avanços e desafios na efetivação dos direitos da Pessoa Idosa, especialmente a partir da criação do Estatuto do Idoso, que completa 18 anos na próxima sexta, 01 de outubro. A manhã dedicada ao Idoso teve ainda a participação, por meio de vídeo, do psicólogo Rossandro Klinjey, que falou sobre “O Tempo e o Envelhecimento”. Foi realizada ainda uma declamação do Estatuto do Idoso e apresentação musical.

A programação da Semana Municipal de Valorização da Pessoa Idosa segue durante toda esta semana, com atividades em unidades da Semas (rodas de conversa, escutas e intervenções, além de oficinas). Um dos momentos especiais será o retorno das atividades no Centro de Convivência, de forma gradativa, a partir da próxima sexta, 01 de outubro. Esse retorno seguirá todos os protocolos sanitários de prevenção à covid.