Prefeitura abre Semana Municipal de Valorização do Idoso com live direto do Sítio São Joao

Na semana dedicada ao Dia Nacional do Idoso, que é celebrado na próxima sexta-feira, 01 de outubro, a Prefeitura de Campina Grande por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas) e a Gerência do Idoso, promove uma live especial nesta segunda-feira, 27, às 09h da manhã, com o tema: Semana Municipal de Valorização da Pessoa Idosa, e lema: Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa em tempos de Pandemia. O evento será realizado no Sitio São João com transmissão pelo Youtube da PMCG e Semas.

A live com duração de uma hora, será aberta pelo coral do Centro de Convivência do Idoso, que funciona nos Cuités e terá a presença do secretário da Semas Valker Neves; da gerente da Pessoa Idosa, Rosemary Guimarães; e vários convidados, a exemplo da médica psiquiatra Vilma Mendoza, que fará abordagem sobre o índice de suicídios envolvendo pessoas idosas nessa pandemia, além de orientações.

Terá também a participação do Promotor da Curadoria de Defesa dos Direitos do Cidadão/CG, Márcio Gondim, que abordará os Avanços e Desafios na Efetivação dos Direitos da Pessoa Idosa, além da participação do psicólogo Rossandro Klinjey, que falará sobre o “Tempo versus Envelhecimento”.

O secretário Valker Neves lembra do quanto é importante trazer iniciativas envolvendo os idosos. “O intuito, é conscientizar as pessoas para que não haja discriminação contra a pessoa idosa, que não haja abandono, que as pessoas não exponham a integridade física ou psíquica do idoso, afinal de contas eles são importantíssimos na história e na nossa vida”, ou seja, cuidar dos nossos idosos é preservar a nossa história”, salientou.

Para a gerente da Pessoa Idosa, Rosemary Guimarães, “essa é uma ação sugerida por órgãos nacionais e internacionais, como Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, além da Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de sensibilizar a sociedade mundial para proteção e cuidados à pessoa idosa. É sobretudo um convite à reflexão sobre esses cuidados, em todos os aspectos”, concluiu.

A live desta segunda, abre uma vasta programação que acontece durante toda a semana, envolvendo roda de conversa sobre: Os desafios da pessoa idosa na saúde mental durante a pandemia; Momentos de escuta e Intervenções, abordando o tema da Violência contra os Idosos; Oficinas e Atividades Físicas para idosos acolhidos Instituição de Longa Permanência para Idosos – ILPI Villa Bela.

A culminância será o retorno às atividades no Centro de Convivência, na sexta-feira, 01 de outubro, com o tema: “De volta para o Aconchego”. O retorno acontece de forma gradativa e obedecendo todas as orientações das autoridades e decretos sanitários.