Prefeitura alerta trabalhadores campinenses sobre cuidados com proteção de dados pessoais nas redes sociais

Instagram do Sine Municipal não solicita dados ou documentação pessoal de candidatos às vagas de trabalho

Na tarde da última segunda-feira, 25, o Sine Municipal publicou em suas redes sociais uma postagem denunciando um perfil falso, que se passava pelo órgão, para captar dados dos cidadãos que estão na busca de uma oportunidade no mercado de trabalho. A mesma ação já havia ocorrido no dia 8 de outubro, direcionada a um perfil de usuário, que vem replicando as postagens do perfil oficial e entrando em contato com os seguidores por mensagem direta.

Esta situação vem acontecendo com o Sine Municipal, órgão da Prefeitura de Campina Grande, que faz um alerta aos cidadãos do município que buscam os serviços de intermediação de mão de obra e emprego. Uma série de perfis falsos estão nas redes sociais, em nome do Sine Municipal, possivelmente com o intuito de utilizar os dados pessoais dos cidadãos para aplicação de golpes virtuais.

O Sine Municipal reitera que o verdadeiro e oficial perfil do Sine Municipal de Campina Grande é @sinemunicipalcg e que, no perfil oficial o órgão, não é solicitada nenhuma informação, dado ou documentação pessoal via instagram

Denúncias

Uma seguidora do Instagram oficial do órgão relatou à equipe de mídias que um perfil falso entrou em contato, solicitando dados pessoais e sondando informações sobre seleções de empresas que ela teria participado. Ao desconfiar da atitude e da apresentação do perfil, logo a seguidora procurou o perfil oficial @sinemunicipalcg e contou sobre o caso. O órgão, em nome da coordenadora, Soraya Brasileiro, entrou em contato com a Procuradoria Geral do Município (PGM) para que sejam tomadas as medidas cabíveis.

Para Soraya Brasileiro, essa é uma prática que deve ser veementemente repudiada pela instituição e pelos trabalhadores, pois prejudica, antes de tudo, os cidadãos que buscam inserção no mercado de trabalho.

“Isso me deixa triste, pois estamos no Instagram para contribuir com os objetivos dos trabalhadores, tanto na intermediação do emprego e inserção no mercado de trabalho, quanto na qualificação profissional. É triste ver pessoas que tentam se aproveitar da situação de vulnerabilidade dos outros para agir de má fé. De todo modo, estamos alertando a população que os nossos serviços continuam acontecendo com responsabilidade, tomadas as devidas providências”, declarou.

Sine Municipal Online

Desde o primeiro semestre de 2020, o mundo vive a pandemia da covid, causada pelo novo coronavírus. A principal maneira de combater a contaminação, além do uso regular de máscara, ainda é o distanciamento social. Por isso, muitas mudanças foram implantadas nas empresas e órgãos públicos, a exemplo do trabalho home office e a digitalização da maioria dos serviços. Neste sentido, criminosos encontraram mais espaços para a coleta de dados e aplicação de golpes pela internet.

Assim, a Prefeitura de Campina Grande, através de sua Procuradoria Geral do Município e do Sine Municipal, solicita que os cidadãos denunciem ao encontrarem perfis falsos e tenham atenção dobrada com a autenticidade das redes sociais de qualquer serviço.

O verdadeiro perfil do Sine Municipal de Campina Grande é o @sinemunicipalcg, que não solicita qualquer informação, dado ou documentação pessoal via instagram. Este é um alerta para que os trabalhadores não forneçam qualquer informação pessoal a perfis falsos que se passam por agenciadores de falsos empregos.

O Sine Municipal de Campina Grande reforça, ainda, que as informações de usuários do sistema do Ministério do Trabalho são cuidadosamente armazenadas e jamais, por nenhuma hipótese, são fornecidas a terceiros. Para mais informações, o Sine ainda disponibiliza o número de telefone (83)98856-1567.