Prefeitura amplia serviços dos Centros de Referência em Assistência Social para atender mais crianças e adolescentes no município

Ampliação ocorre por meio de um reordenamento que está sendo realizado desde o início do ano. Dos onze Cras que atuam no município, cinco já estão funcionando com a atuação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

A Prefeitura de Campina Grande está ampliando os serviços dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) do município, através da Secretaria de Assistência Social (Semas). A ampliação acontece por meio de um reordenamento, aumentando a oferta de atendimentos por parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) que está sendo implantado em todos os Cras, a fim de aumentar o número de crianças e adolescentes atendidos pelo serviço.

O reordenamento vem sendo implementado desde o início deste ano. Ao todo são 11 Cras no município e cinco deles já contam com o SCFV, a exemplo dos Cras Malvinas, Bodocongó, Zona Leste, e os Cras nos distritos de Galante e São José da Mata. As outras seis unidades devem incluir a atuação do SCFV nos próximos meses, e há também a perspectiva de implementação dos chamados Grupos de Convivência Infanto -Juvenil, em todos os Cras até o final deste ano.

Conforme Kátia Farias, supervisora geral dos Cras, a ideia dessa expansão surgiu pela necessidade de alcançar mais pessoas das comunidades. “Agora nossas crianças e adolescentes terão maior acesso às nossas atividades, que acontecem nos contraturnos das escolas. Então, com isso, alcançaremos um maior público, e já estamos iniciando nos Cras alguns grupos de convivência, como forma de incluir, ao longo do tempo, os SCFVs também nesses locais”, continuou a supervisora.

“Nós atendíamos cerca de trezentas crianças na unidade de Bodocongó e com essa descentralização, esperamos atender cerca de setecentas, desta forma, estaremos redobrando a oferta de serviços, uma vez que o SCFV está mais próximo das comunidades dos territórios. Inclusive aquelas crianças que não estão no entorno de alguns Cras, tem um itinerário de transporte garantido para deixá-las nas unidades, uma prática que já acontece em boa parte dos Serviços de Convivência”, ressaltou.

Capacitação Continuada

Com a expansão do SCFV, os funcionários dos Cras estão passando, mensalmente, por uma Capacitação Continuada para iniciar esses trabalhos. Além disso, as crianças e adolescentes estão sendo beneficiadas a partir da ampliação de parcerias com a Prefeitura de Campina Grande, já que passam a ser incluídos em diversas outras atividades, a exemplo dos Bombeiros Mirins e atividades esportivas, desenvolvidas junto ao Curso de Educação Física, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Sobre o SCFV

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) funciona com grupos de crianças e adolescentes, atendidos pelos Cras, entre 6 e 17 anos. Nesses grupos são realizadas, semanalmente, atividades socioeducativas, oficinas de artes, esportes e estética, em um processo de garantia de direito à participação deste público em programas sociais, com foco no protagonismo e fortalecimento de vínculos com a comunidade.