Prefeitura celebra “Dia dos Avós” mostrando a história de Zé do Pífano, que tem ensinado o ofício do instrumento para filhos, netos e bisnetos

O músico que é natural de Pernambuco, firmou residência em Campina Grande e além da família, também compartilha os ensinos sobre o instrumento com amigos e usuários do CMCI, nos Cuités.

No dia dedicado aos Avós, comemorado nesta quarta-feira, 26, a Prefeitura de Campina Grande por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), destaca a história de um avô bastante conhecido, e também um dos trezentos usuários do Centro de Convivência do Idoso (CMCI), nos Cuités, que tem uma história de vida muito especial. Uma trajetória que começou ainda na infância, em Bezerros (PE), quando seu Jose João da Silva (Zé do Pífano), 88 anos, ganhou de presente do pai, uma flauta.

Foi a partir daí que esse gesto despertou no garoto o desejo de tocar, o qual foi trabalhado ao longo dos anos, tanto que além de aprimorar a técnica, ele começou a fabricar o instrumento e passou a vender em feiras livres e festas. No início dos anos 70, veio para Campina Grande para garantir o estudo dos filhos. A mudança de cidade, não impediu que seu Zé do Pífano pudesse dar continuidade a sua arte, e com o passar do tempo, os filhos também foram aprendendo as técnicas de tocar e fabricar o pífano, e avançar nas vendas, que ajudavam no sustento da família.

Os netos, não escondem o orgulho que tem do avô e da importância de desfrutar destes momentos juntos com ele, além de valorizar a cultura local. “Tenho muito orgulho do meu avô, ele é uma inspiração para mim e outras pessoas que frequentam o Centro de Convivência do Idoso, demonstrando amor e ensino da arte, algo que vamos levar para a vida”, disse um dos netos, Antony Silva, de 9 anos.

Um outro neto, Miguel Silva, 10 anos, falou sobre a importância desta geração cultural e do fato de ter aprendido a tocar com o avô. “Esses momentos servem de lembranças, para quando crescermos, lembrarmos dos ensinos do nosso avô, algo que me deixa muito feliz e realizado”, disse o jovem.

Todo orgulhoso, o avô conta que seu maior presente nesse dia especial dedicados aos avós, é saber que com ajuda de Deus, conseguiu formar uma bela família, unida no amor e na música. “O meu maior prazer é educar os filhos e netos e ensinar essa minha paixão, e vivermos unidos em família, numa relação de carinho e respeito. Nos vemos toda semana, e aos domingos, me reúno com eles para ensinar e tocar, pois tenho muito prazer em vê-los praticar o ofício que eu abracei para a vida”, disse o avô e músico, Zé do Pífano.

“Sentimos orgulho da trajetória de seu Zé do Pífano, que além de usuário, é também colaborador do CMCI há 22 anos, e que representa tão bem todos os Avós nessa data especial. Um grande ser humano e músico, pois além de ensinar aos netos o ofício, ele também ensina os idosos do Centro a fabricar pífanos. Somos gratos a ele, por toda essa importante contribuição com a Prefeitura, através do nosso serviço. Um Feliz Dia dos Avós a todos!”, disse a coordenadora do CMCI, Gilma Souto Maior.