Prefeitura de Campina Grande amplia ações de coordenação e planejamento de novos projetos destinados à população

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), possui atualmente 32 unidades que somam, em boa parte, os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), no total de 11 serviços e três Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Outras unidades de destaque são as Casas da Esperança 1, 2 e 3, e a Casa de Passagem que, em breve, também receberá o nome de Casa da Esperança 4. Reunidas, elas atendem crianças de 0 aos 6 anos e jovens até 18 anos de idade.

A Secretaria agrega ainda outros serviços, a exemplo do CadÚnico, Sine, Gerências do Idoso e da Pessoa com Deficiência, Centro Pop, Coordenação LGBT e o Centro Dia, entre outras Unidades. Para atender a demanda e funcionar bem, os serviços necessitam de um planejamento prévio, em relação aos novos projetos e demandas que surgem, especialmente por parte da população.

As parcerias público-privadas, que têm o aval da gestão do prefeito Bruno Cunha Lima, também surgem como uma importante contribuição para atender aos anseios da população em vários segmentos.

Nesse sentido a Semas, que tem à frente o secretário Valker Neves, resolveu ampliar a equipe que atua no Planejamento e Coordenação de Projetos, que antes era composta por dois integrantes: Flávio Santos (graduado em Psicologia e Mestre em Desenvolvimento Regional) e a professora Maria Tejo (assistente social e professora aposentada da UEPB).

Hoje, somam mais três integrantes à equipe: Geraldo Miná, (com formação em Direito e professor de Sociologia); Vanessa Vera (formada em Comunicação Social e Especialista em Comunicação Organizacional e Estratégica) e Alexandro Felizardo (com formação em Teologia, pós-graduado em Ciências da Religião e Bacharelando em Direito), que é o atual coordenador da equipe.

“Um trabalho que estará trazendo um reflexo necessário para a população campinense, já que estamos incorporando mais pessoas à equipe para contribuir e ampliar várias discussões e, sobretudo, trazer resultados positivos em vários segmentos, como crianças e adolescentes, pessoas com deficiência, idosos e outros problemas sociais que estamos enfrentando em nossa cidade”, destacou o secretário Valker Neves, titular da Semas.

O trabalho teve início no final de setembro e, de acordo com o coordenador, Alexandro Felizardo, foi iniciado com uma análise das necessidades das coordenadorias. “Projetos que já estavam em andamento, e que são mais urgentes para o município e, dessa forma, vamos tentar otimizar as demandas para que os serviços funcionem com mais fluidez e rapidez”, ressaltou.

“A ideia é manter contato com outras secretarias, ouvir os demais coordenadores da Semas, analisar os editais e criar novas parcerias público-privadas, já que essa é a nova visão trazida pela atual gestão. Em breve, inclusive, já teremos novidades, como o lançamento de um novo Centro de Convivência que envolverá serviços de capacitação, qualificação e empregabilidade e ainda uma Central de Projetos, que também está sendo viabilizada”, destacou Alexandro.

COMPARTILHAR