Prefeitura de Campina Grande apresenta projeto de enfrentamento às drogas em audiência pública na Câmara de Vereadores

Projeto Redenção é uma iniciativa da Secretaria de Assistência Social (Semas), em colaboração com o Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (COMAD), voltada ao enfrentamento do problema das pessoas em situação de rua e dependência química no Município.

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), apresentou a proposta para execução do Projeto Redenção, nesta quarta-feira, 14, na Câmara Municipal de Vereadores, durante audiência pública que tratou do tema alusivo ao Dia Internacional de Combate às Drogas (comemorado em 26 de junho). O projeto, já estruturado, visa combater a dependência química e situação de rua de diversas pessoas e foi apresentado pelo coordenador do Cadastro Único do município e representante da Semas no COMAD, Rafael Durand.

Na oportunidade, foi apresentado às autoridades municipais e membros da sociedade civil organizada um balanço das atividades da Secretaria em relação ao enfrentamento do problema, além de um plano de execução do Projeto Redenção, que visa o combate à problemática tratada, por meio da Semas, Secretaria de Saúde e outras, além de organizações sociais voltadas à internação de dependentes químicos. A ideia principal é realizar um complemento no processo de pós tratamento das pessoas que sofrem com esse tipo de vício no Município.

O Projeto se desenrola de forma que, com a finalização de um tratamento, por meio de órgãos e instituições públicas ou sociais, a Prefeitura assuma o acompanhamento de pessoas que passaram por todo o processo necessário para voltar às atividades cotidianas, ofertando, para elas, serviços de assistência social, saúde e educação, por meio de cursos profissionalizantes e inclusão no mercado de trabalho (via Sine Municipal), a fim de garantir a inclusão social e a continuidade de renda dessas pessoas, buscando, principalmente, a não ocorrência de recaídas, através de incentivos contínuos à mudança de vida.

Segundo Rafael Durand, a estruturação desse trabalho é muito importante para Campina Grande, uma vez que integra várias participações sociais. “Esse Projeto é articulado pela Semas, mas exige a atuação de outros órgãos, tanto da Prefeitura, como dos vereadores e da sociedade civil. Por essa razão é importante a gente expor e compartilhar essas soluções e parcerias com outros atores da sociedade, por meio da Casa do Povo”, afirmou.

Ainda segundo o coordenador, com a apresentação em audiência, o Projeto foi entregue ao presidente da Câmara, Marinaldo Cardoso, e também será levado ao Conselho Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas, para que seja aprimorado e colocado em prática. “A ideia vai exigir recursos e qualificação necessária para ser executada e virar uma realidade na nossa cidade, esperamos colocá-la em prática em breve e mudar a realidade de várias pessoas”, concluiu Rafael Durand.