Prefeitura de Campina Grande celebra resultados positivos de várias oficinas oferecidas pela SEMAS no SCFV Bodocongó

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), polo Bodocongó, uma unidade da Prefeitura de Campina Grande por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), vem ao longo dos anos, desenvolvendo ações voltadas a promover a integração e troca de experiências de vida coletiva, pautadas no fortalecimento das relações comunitárias.

As atividades são realizadas por uma equipe de 37 profissionais, no total de 9 oficinas temáticas, como natação, beleza, ginástica artística, futebol, karatê, dança, música, violão, brinquedoteca (pedagogia lúdica). A oficina de beleza (Autoestima Renovada), que envolve corte masculino, design de sobrancelhas e maquiagem, no entanto, tem se destacado como uma das mais promissoras, e tem atraído muitos adolescentes que procuram se qualificar e ter um futuro promissor, em uma das áreas que mais cresce no mundo profissional.

Alguns participantes já estão desenvolvendo as habilidades na área, no próprio convívio familiar e com amigos, gerando até uma renda mínima, informal, que na maioria dos casos, tem ajudado na aquisição de instrumentos e acessórios necessários para exercer a profissão, como secador, chapinha, escovas e outros. Um deles, é Claudemir Zacarias, 18 anos, casado, pai de uma criança de 1 ano, que hoje garante o sustento da família, com o salão que abriu no terraço de casa, colocando em prática tudo o que aprendeu, durante os três anos que frequentou a oficina “Autoestima Renovada” (Beleza), SCFV.

“Estou muito feliz, porque hoje já consigo viver do meu oficio e pretendo em breve desenvolver um projeto social, para ensinar cortes masculinos, e se Deus quiser, no meu próprio salão, ensinando a outros adolescentes, tudo o que aprendi. O meu sonho, em breve, é construir o meu próprio salão de beleza”, comemorou o ex-aluno.

A educadora Suenia Cristina, responsável pela oficina de Beleza, conta que relatos como esse, incentiva os profissionais a continuar nessa missão. “Ter esse retorno, nos faz perceber que vale a pena investir no aprendizado e talento de cada participante que chega aqui na unidade querendo aprender, é importante vermos o resultado de todo esse trabalho. Muitos ex-participantes que já passaram pelo SCFV, estão inseridos no mercado de trabalho, sendo bem remunerados e se aperfeiçoando ainda mais na profissão, e isso é o que importa”, contou satisfeita a educadora.
Abrangência

O SCFV funciona de segunda à sexta, das 8h às 10h30, com início das rotas às 7h da manhã, (com um orientador volante responsável pelos participantes), e a tarde das 14h até as 16h30, com início da rota às 13h. O serviço que abrange todo território de Campina Grande, atende crianças e adolescentes de 6 a 17 anos e 11 meses.

O supervisor do SCFV, Gilmar Sousa, destacou que toda a equipe é orientada para promover um ambiente atrativo e agradável, de forma a promover uma boa interação e estímulo para os participantes. “Temos a maior alegria em ajudar essas crianças e adolescentes, fortalecendo seus vínculos coletivamente enquanto comunidade e familiar, através de várias áreas de atuação e formação indivíduo”, salientou o supervisor.
Serviço

Os interessados em participar podem procurar o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), localizado na Av. Portugal, s/n – Bodocongó, com documentos pessoais, como RG, CPF, registro de nascimento, comprovante de residência, além da folha resumo do Número de Identificação Social (NIS) e declaração escolar atualizada.