Prefeitura de Campina Grande conclui preparativos para lançamento do Serviço Família Acolhedora

Nesta terça-feira foi realizada capacitação com Jane Valente, consultora da Rede Latinoamericana de Acolhimento

Compreendendo a importância do papel da família para as crianças e adolescentes, sobretudo quando o assunto é a implantação do Serviço Família Acolhedora no Município, a Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), em parceria com o Conselho de Direito e Defesa da Criança e do Adolescente (CMDDCA), realizou nesta terça-feira, 28, uma Capacitação do 1º Ciclo de Formação para o Sistema de Garantia de Direitos. O evento aconteceu no Clube da Bolsa.

A capacitação contou com a presença de autoridades ligadas aos direitos da criança e do adolescente, com o propósito de discutir perspectivas de proteção, respeito às identidades e histórias relacionadas à família. Na ocasião, a convidada especial foi a consultora da Rede Latinoamericana de Acolhimento Familiar (RELAF), doutora em Serviço Social, Jane Valente, da cidade de Campinas, São Paulo. Jane Valente abordou a temática “Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora: A Operacionalização dentro do Sistema de Garantias de Direitos”.

“O cenário de Acolhimento Familiar no mundo é uma prática consolidada em diversos países, comprovadamente benéfica, inclusive, por meio de evidências científicas. A criança em família é cuidada de maneira natural”, destacou a consultora.

O secretário Valker Neves (Semas), celebrou o trabalho que é realizado há anos pela Prefeitura e tem crescido em equipe e políticas, com um valor bastante significativo na proteção da família e das crianças. “Temos a plena convicção de que o prefeito Bruno não vai medir esforços para que o Serviço Família Acolhedora seja implantado em breve no município”, ressaltou o secretário.

Secretário Valker Neves (Semas)

“Esse é de fato um momento histórico para todos que trabalham com a temática da família em Campina Grande”, ressaltou Hugo Zaher, juiz da Vara da Infância e Juventude.

Para Renata Andrade, presidente do Conselho de Defesa e Direito da Criança e do Adolescente (CMDDCA), é preciso discutir o direito da criança e do adolescente em todas as esferas, principalmente considerando a implantação de um serviço tão importante, como o Família Acolhedora, que tem trazido benefícios e mudado a vida de muitas crianças e adolescentes, nos municípios em que já foi implantado.

No total, 130 pessoas participaram da capacitação e ouviram a palestra de Jane Valente, que contou com um debate final.

Presenças

Estiveram presentes também no evento, a promotora da Infância e Juventude/CG, Juliana Couto; a conselheira Tutelar, Lana Menezes; a gerente de Projetos da Secretaria de Educação, Adriana Sá; a chefe de Gabinete da Secretaria de Saúde, Bárbara Aragão e a Coordenadora Estadual do Serviço de Acolhimento Familiar da Secretaria de Desenvolvimento Humano (SEDH/PB), Fabiane Batista.

Também estiveram presentes representantes de quatro Polos do Serviço na Paraíba (Guarabira, João Pessoa, Esperança e Alagoinha), onde o Serviço já funciona. Ao final, foi realizada a apresentação da equipe do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, que vai atuar em Campina Grande.