Prefeitura de Campina Grande dá início ao 6º Ciclo de Capacitação Itinerante para jovens adolescentes do SCFV

Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), da Semas, conta com a participação de 13 jovens ligados ao Serviço de Convivência de Fortalecimento de Vínculos (SCFV), no Cras de Bodocongó.

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), iniciou nessa quarta-feira, 10, no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) – Bodocongó, o 6º Ciclo de Capacitação Itinerante voltado à preparação de jovens adolescentes, atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), para o mercado de trabalho. A ação é uma iniciativa do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e conta com o trabalho de psicólogos, sociólogos, antropólogos e advogados, que realizam diversas orientações.

A aula inaugural ministrada pela coordenadora do Peti, Jussara Ferreira, abordou o tema: ‘Autonomia na Adolescência e Postura Profissional’. “O nosso objetivo é de capacitá-los para que aprendam a exercer a cidadania desde cedo. É uma questão de protagonismo da própria história, entendendo a postura profissional e pessoal; e o perfil ético na vida e no mercado de trabalho. A ideia é deixá-los prontos, para quem sabe em breve, serem contratados como Jovem Aprendiz”, continua a coordenadora.

A assistente social ainda explica a função do programa como perspectiva de erradicação do trabalho infantil e claro, de um futuro mais promissor. “Nós temos vários jovens que estão no mercado de trabalho e já estão alçando novos voos. Este ano ainda teremos mais 6 rodadas da capacitação, com uma média de trinta adolescentes que estarão participando”, disse Jussara Ferreira.

A Capacitação conta com a participação de 13 jovens adolescentes, entre meninos e meninas com idades entre 14 e 19 anos. Kayke Ferreira, 19 anos, é usuário do SCFV desde os 15 anos. Para ele, a Capacitação Itinerante significa preparo para o futuro. “Uma oportunidade como essa me prepara para o futuro. Eu estou ficando mais velho e abri minha mente para realizar minhas próprias metas. Esse curso caiu como uma luva para mim”, disse o jovem.

De acordo com Valdjane Costa, coordenadora do CRAS Mutirão, toda a família de Kayke, (pais e quatro irmãos), é acompanhada pelo CRAS. “Essa família aqui é um referencial de potencialidades e de mudança de vida. A mãe participa de todos os programas eventuais da Prefeitura, à exemplo do curso de cabeleireira, já os irmãos, frequentam as reuniões do programa Famílias Fortes, da Semas”, afirmou a coordenadora.

Luan Andrade, 16 anos, que está no 9º ano do Ensino Fundamental, recebeu o convite de um amigo para participar da capacitação e se mostra satisfeito. “Um amigo me chamou para participar do programa, eu vim e estou gostando muito, inclusive me considero uma pessoa tímida na maioria das vezes, mas aqui, já me sinto à vontade para desenvolver e aprender novas habilidades. Quero em breve conseguir uma vaga como jovem aprendiz”, disse o estudante.

Logística da Capacitação

As ações da Capacitação Itinerante acompanham os jovens desde a atividade do curso até a entrega dos currículos confeccionados e atualizados aos órgãos responsáveis, tais como Sine Municipal, Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), Centro Integrado de Educação Pública (CIEP), entre outros.