Prefeitura de Campina Grande é destaque mais uma vez a partir das ações do programa Famílias Fortes do Governo Federal

Implantado no município em agosto de 2021, com a realização de dois ciclos iniciais e um total de 136 famílias atendidas, o programa Famílias Fortes, do Governo Federal, desenvolvido pela Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social, continua colhendo bons frutos de todo um trabalho realizado com dedicação e zelo.

Agora, a boa notícia, é que o trabalho desenvolvido no município, utilizando as metodologias sugeridas pelo Governo Federal, foi reconhecido na avaliação nacional. O resultado foi destaque durante reunião conjunta, no formato online, realizada esta semana, entre a Secretaria Nacional da Família (SNF), ligada ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), em parceria com a Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS), do Ministério da Cidadania.

Na ocasião, foram apresentados vários pontos em relação ao trabalho que vem sendo realizado em Campina, a exemplo da oficina temática “Diálogos sobre o Famílias Fortes”. Mas o principal, é que Campina Grande, na região Nordeste, aparece no início da lista de 10 municípios, de oito estados no Brasil, a exemplo de São Paulo, Santa Catarina, Rondônia e Mato Grosso do Sul, entre as principais em nível nacional, que vem se destacando na qualidade das aplicações dos métodos base do programa.

Na ocasião, os articuladores dos programas dos 10 municípios tiveram a oportunidade de trocar experiências e apresentaram outras ações que vêm sendo aplicadas e bem aceitas pelas famílias. As coordenadoras do programa em Campina Grade, Aline Aguiar e Samara Nogueira, destacaram aspectos da metodologia de trabalho desenvolvido, que segundo elas, estão voltados para as relações familiares e têm feito toda a diferença.

“Um trabalho, que vem sendo feito por uma equipe dedicada e disciplinada, desde o projeto piloto, e que em tão pouco tempo, já estamos colhendo os frutos e até trocando experiências. Gestos e hábitos simples, envolvendo crianças, jovens e adultos, que vão desde o valor de sentar à mesa e fazer as refeições em família, até a importância em manter o diálogo, o companheirismo e a união entre eles”, destacou Samara Nogueira, uma das coordenadoras.

“Um dos momentos mais gratificantes de acordo com a coordenação, é que ao final de cada encontro, as famílias participam de um jantar, com cardápio especial, e posam para fotos utilizando uma beca, (igual as utilizadas em formaturas), um registro da participação delas em cada ciclo. Nós fazemos o possível para agregar essas pessoas como participantes ativos das ações, sem usar cestas básicas ou bonificações como moeda de troca. Queremos que eles experimentem o valor dos resultados, obtidos a partir do programa”, acrescentou Samara.

Uma das facilitadoras do Famílias Fortes em Campina, Julieta Freitas, destacou durante a reunião, a história de uma mãe, que estava em processo de depressão antes de participar do programa. “Os nossos encontros semanais, foram importantes para essa mãe, que percebeu o quanto esses momentos poderiam fazer a diferença no processo de cura da doença, e de fato, hoje ela está bem melhor”, contou Julieta.

Ampliando os benefícios

Recentemente, a equipe do Famílias Fortes também foi convidada para apresentar os resultados do programa, junto às coordenações de vários serviços da Secretaria de Saúde – (SMS). A meta é ampliar esses atendimentos, junto com outras ações da Saúde, para um maior alcance dos grupos em situação de vulnerabilidade social.