Prefeitura de Campina Grande, em parceria com Corpo de Bombeiros, realiza aula inaugural do Curso de Bombeiros Mirins 2023.1

Cerimônia foi realizada na manhã desta segunda-feira no auditório do Sesc Açude Velho, com a presença de 40 crianças atendidas pela Casa da Esperança IV e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) realizou na manhã desta segunda, 06, no auditório do Sesc Açude Velho, a aula inaugural para o Curso de Bombeiro Mirim, promovido pelo 2° Comando Regional, através do 2° Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba. Para este ano estão inscritas 54 crianças e adolescentes, de 10 aos 14 anos, atendidas pela Casa da Esperança IV e pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) dos CRAS Zona Leste e Bodocongó, ambos coordenados pela Semas. Cerca de 40 delas participaram desta aula inaugural.

O curso terá duração de seis meses e começa nesta terça-feira, 07. As aulas ocorrerão todas às terças-feiras no turno da manhã (8h) e da tarde (14h), no Quartel do Corpo de Bombeiros, localizado na avenida Almeida Barreto, 428, bairro de São José. O Projeto possui como fundamento a organização dos Bombeiros Militares, trabalhando temas como proteção contra incêndios, acidentes domésticos e primeiros socorros, entre outros.

Além dos módulos do curso, o Corpo de Bombeiros também promoverá atividades socioeducativas para as crianças, como visitas ao Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), em João Pessoa; ao Museu Vivo Répteis da Caatinga, em Puxinanã; além do SESI Museu Digital, em Campina Grande.

Segundo o subcomandante Eliude Bruno, coordenador geral do curso, neste ano o projeto pretende instruir mais de 50 crianças e a novidade é que duas alunas, monitoras da turma do ano passado, atuarão como líderes de turma.

A cerimônia teve início com a apresentação da tropa e a execução do Hino Nacional. Estiveram presentes a gerente da Criança e do Adolescente, Rouseane Andrade; os coordenadores da Casa da Esperança IV, Wagner Paulo; do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Márcio Daniel, que representou a diretora de Proteção Social Básica (Joelma Martins) e as coordenadoras dos CRAS Zona Leste (Fabrícia Karla) e da unidade de Bodocongó (Valdjane Cruz).

Familiares das crianças atendidas também estiveram presentes na cerimônia. Mirlene Barbosa, mãe de Murilo Francisco, 11 anos, que é atendido pelo CRAS Zona Leste, da Semas, falou sobre a expectativa para o início das aulas. “Estou feliz porque é uma oportunidade de aprendizado a mais. Muito importante na vida dele”, disse a mãe.

O coordenador do SCFV, Márcio Daniel, falou sobre a expectativa para a nova turma do curso. “É de extrema felicidade essa parceria, enquanto Semas e Prefeitura de Campina Grande, objetivando tudo de melhor para as crianças e adolescentes dessa cidade, aqui representadas pelo público da zona leste de Campina Grande”, ressaltou.