Prefeitura de Campina Grande, em parceria com Instituto Alpargatas e Senai, realiza cerimônia de diplomação para 32 mães atípicas

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência, da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), em parceria com o Instituto Alpargatas e o Senai-PB, realizou nesta segunda-feira, 5, a cerimônia de Conclusão e Diplomação de 32 mulheres, integrantes do Projeto Colo pra Mãe, que participaram do Curso de Costureiro Industrial do Vestuário. A diplomação ocorreu no Senai do Distrito Industrial.

A ação foi marcada por um desfile de moda inclusiva, no qual os filhos exibiram as roupas desenvolvidas pelas mães atípicas, durante o curso. Algumas mães também desfilaram, apresentando as peças que foram produzidas com o objetivo de facilitar o dia a dia das mães.

O evento contou também com apresentações culturais inclusivas, de canto e teclado, com Jessé e Juliana, alunos do Instituto dos Cegos; além de um número de dança, apresentado pela cadeirante Laissa Guerreira. As mulheres também acompanharam uma palestra, com uma equipe do Banco do Nordeste, sobre iniciativas privadas para facilitar o investimento para o empreendedorismo.

“Tivemos várias dificuldades, muitas quase desistiram. Eu mesma cheguei a dizer que, por me atrasar nas aulas, em virtude das dificuldades em casa, poderia passar minha vaga para outra pessoa mas, eles garantiram que a vaga era minha. Descobrimos que cada uma de nós tínhamos desafios mas, superamos todos”, disse Sayonara Barbosa foi uma das mães que participaram do curso.

Para Edna Silva, coordenadora de Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência, a solenidade desta segunda-feira foi um momento especial e marcante. “Esse foi um evento emocionante e que se torna um divisor de águas na vida de todas as mães atípicas atendidas pelo nosso Município. Então a gente só tem que agradecer a Deus, ao Instituto Alpargatas e ao Senai, por abraçarem a nossa causa e pelas parcerias que já foram fechadas para 2023, trazendo mais cursos”, disse Edna.

“Um momento muito especial, poder acompanhar de perto a alegria dessas mães atípicas, que foram diplomadas no Curso de Costureira Industrial do Vestuário, e agora poderão alçar novos voos na profissão. Agradecemos desde já essa importante parceria do Instituto Alpargatas e do Senai, com a Prefeitura, que vem fazendo a diferença na vida de muitas pessoas” pontuou o secretário Valker Neves.

O gerente do Senai Gustavo Andrade, ressaltou que a ideia de trabalhar com o Colo Pra Mãe é justamente incentivar e proporcionar uma opção de geração de renda para essas mulheres, a fim de que superem as dificuldades no cotidiano. “Importante que elas possam trabalhar a partir de suas casas, para terem liberdade financeira. Elas já têm uma luta muito grande e a gente pode, através de parcerias como essa, minimizar o peso que o cotidiano delas, de maneira atípica, já traz’​’​, destacou o gerente.

O diretor do Instituto Alpargatas, Berivaldo Araújo, destacou a importância de realizar parcerias em prol de melhorias para a comunidade: “É extremamente importante essas múltiplas parcerias, onde juntam-se instituições privadas e públicas, ou vários segmentos da sociedade, para contribuir neste processo de inclusão e diversidade. É isso que faz uma diferença enorme para um mundo melhor”, contou.

O evento contou com a participação online de Ysabelle Castro, coordenadora Nacional de Atenção Integral à Gestante e à Maternidade. Prestigiaram também o evento, a secretária de Desenvolvimento Econômico e de Ciência e Tecnologia, Laryssa Almeida; além do presidente do Instituto dos Cegos, John Queiroz.

Sobre o curso

O Curso ocorreu durante dois meses e 15 dias, sendo realizado pela manhã e tarde, com divisão em duas turmas. As mulheres do Colo Pra Mãe ingressaram como alunas e receberam formação gratuita por parte de profissionais do Senai e do Instituto Alpargatas. As aulas aconteceram na sede do Senai, no Distrito Industrial, partindo do Projeto Empreender Alpa que tem como objetivo, estimular o empreendedorismo e resgatar a autoestima dessas mulheres, promovendo alternativas para fontes de renda, qualidade de trabalho e vida.