Prefeitura de Campina Grande em parceria com o Instituto Alpargatas faz entrega equipamentos especiais para crianças e adolescentes com hipersensibilidade auditiva

Foram entregues 50 abafadores de ruídos durante ação realizada na manhã desta segunda-feira. Evento contou com a presença de 100 pessoas e faz parte da programação Abril Azul, voltada à conscientização sobre o autismo.

Na manhã desta segunda-feira, 22, a Prefeitura de Campina Grande, por meio da Gerência da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Assistência Social (Semas), realizou a entrega de 50 abafadores de ruídos para crianças e adolescentes, filhos de mães atípicas, atendidas pelos programas ‘Colo pra Mãe’ e ‘Abraça Pai’. A entrega, realizada por meio de uma parceria da gestão municipal com o Instituto Alpargatas, integra a programação do Abril Azul, dedicada à conscientização sobre o autismo, com várias ações já promovidas pelo Município.

O prefeito Bruno Cunha Lima participou da entrega dos equipamentos e ressaltou a importância do programa ‘Colo pra Mãe’ no Município. Segundo ele, o programa é essencial para a comunidade porque consegue prestar um atendimento direcionado também para as pessoas que são responsáveis por cuidar de outras. “A gente saiu de mais de 1.200 crianças deficientes matriculadas na rede municipal de ensino para cerca de 5 mil, atualmente. E não é que temos mais crianças com deficiência. É porque estamos buscando abrir as portas dos nossos serviços para receber todas essas crianças”, declarou o prefeito.

Bruno falou ainda sobre o trabalho dos cuidadores e da parceria com a empresa Alpargatas. “Passamos de 300 para 1.000 Cuidadores na rede e precisamos de mais profissionais. Temos avançado muito, assim como o Colo pra Mãe, com quase 2 mil famílias acompanhadas e mais de 70% que envolve crianças com espectro autista. Cada conquista dessa me alivia o coração e sou muito grato ao Instituto Alpargatas pela grande parceria”, disse o prefeito.

Os abafadores de ruídos foram entregues para crianças que apresentaram maior ‘hipersensibilidade auditiva’, principal requisito para que pudessem receber o aparelho. Rosilene de Moura Alves, mãe de Larissa Manuela, 05 anos de idade, falou da alegria em poder receber o aparelho para a filha. “Isso para mim é muito importante, pois vou conseguir levar minha filha às festas, Igreja e outros locais. Agradeço a Prefeitura, através do Colo pra Mãe e ao Instituto Alpargatas. Muito obrigado a todos”, disse a mãe.

Representantes do programa Colo pra Mãe prestaram uma homenagem ao Instituto Alpargatas, certificando a instituição como Empresa Amiga da Inclusão em Campina Grande. O diretor do Instituto, Berivaldo Araújo, ressaltou a importância do momento. “Eu é que sou grato em participar de um projeto tão grandioso, tão cheio de amor e com tanta sensibilidade voltada para essas mulheres, que lutam tanto, no dia a dia, e muitas vezes não são vistas. Estou feliz em viver esse momento, junto com todas vocês”, disse Berivaldo Araújo.

“Esse é um momento muito importante para as famílias e para todos nós, enquanto Gerência de Pessoas PCD (Semas), porque estamos proporcionando uma melhor qualidade de vida para essas crianças e adolescentes, através dessa importante parceria. É, na verdade, um momento de celebração no mês dedicado à causa. E mais uma vez os nossos agradecimentos, em nome da Prefeitura de Campina Grande, ao Instituto Alpargatas, por abraçar mais essa causa”, declarou Edna Silva, gerente da Pessoa Com Deficiência no Município.