Prefeitura de Campina Grande encerra 1° Ciclo de Capacitação para as Organizações Sociais que atuam no município

A Prefeitura de Campina Grande encerrou na última sexta-feira, 12, no auditório do Centro Universitário Internacional (UNINTER), o 1° Ciclo de Capacitação para as Organizações Sociais do Município. A ação, realizada durante seis encontros, por meio da equipe de Projetos e Planejamento da Secretaria de Assistência Social (Semas), e do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), teve como objetivo melhorar a estrutura interna e viabilizar formas de captação de recursos, públicos e privados, de forma independente.

No encerramento, representantes de 25 organizações participantes acompanharam uma palestra com a jornalista Carol Farias, que lidera, no Brasil, o projeto “Dia de Doar”. Trata-se de um evento mundial, que alcançou mais de 100 países, com base na estratégia de captação de recursos para Organizações Sociais. Na oportunidade, ela incentivou a criação de ideias para que as organizações consigam doações, preferencialmente, por meio de grandes empresas, promovendo campanhas massivas, mesmo existindo poucos recursos.

Capacitação foi realizada no auditório UNINTER, na rua Getúlio Vargas, centro de Campina Grande

Renato Costa, representante da Casa Redebella, e que atua com o público idoso, falou sobre a importância da capacitação. “Essa capacitação foi um ponto de partida para que possamos crescer e sermos sustentáveis, já que esse é o nosso maior objetivo, e com isso tivemos mais conhecimento agregado. Todos os temas abordados foram muito enriquecedores, porque doar não significa tirar algo seu para dar a alguém, e sim, para agregar valor aquele que precisa”, disse Renato.

Quem também apresentou uma importante contribuição foi a diretora de Proteção Social Básica da Semas, e presidente do CMAS, Joelma Martins, que abordou o tema “A Política Pública de Assistência Social”. A diretora esclareceu dúvidas dos representantes das organizações e falou sobre essa atuação junto às instituições.

“Essa atividade que a Prefeitura de Campina Grande está propiciando às organizações sociais é muito importante, porque se elas têm a intenção de ofertar serviços de assistência social, então precisam entender como isso funciona, tanto na parte técnica quanto na captura de recursos, para atender as demandas da comunidade, o que é um trabalho relevante e complementar ao nosso”, destacou Joelma Martins.

De acordo com Uiamara Mirna, coordenadora de Projetos e Planejamento da Semas, esse foi mais um ciclo realizado com sucesso. “Nosso balanço é extremamente positivo e temos recebido bons retornos das organizações. Nesse primeiro momento focamos na capacitação para despertar a independência da cada Organização. O ciclo seguinte, com início em julho próximo, será de formação. O objetivo é segmentar essas organizações, estruturar o planejamento estratégico dentro do propósito de cada uma delas e formá-las em áreas específicas, com um olhar mais técnico”, finalizou a coordenadora.

Sobre a Capacitação

Os seis encontros da capacitação, que tiveram início em 24 de março, ocorreram semanalmente às sextas-feiras, encerrando, em média, com 25 organizações sociais participantes. Na oportunidade foram abordados temas como: Gestão de Pessoas – o Empreendedor e o Intraempreendedor Social; Aspectos Jurídicos essenciais das Organizações Sociais e Aspectos Contábeis Fundamentais para as ONGs. Todos com foco em estratégias para melhorias internas e financeiras dessas organizações.