Prefeitura de Campina Grande encerra Ação Intersetorial em Galante com saldo positivo no combate às violações envolvendo crianças e adolescentes

Casos envolvendo coleta de material reciclável e mendicância estão praticamente erradicados, no Distrito, graças à persistência das equipes da Semas. Trabalho também foi realizado em São José da Mata e Catolé de Boa Vista.

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), concluiu neste domingo, 02, as abordagens e fiscalizações de combate ao trabalho e exploração infantil em Galante, durante os festejos juninos. O trabalho, que faz parte da 3ª Edição da Ação Intersetorial nos distritos do Município, atua no combate às violações contra o público infanto-juvenil. A ação foi considerada positiva pela coordenação, já que apresentou um índice zero em relação à coleta de material reciclável (trabalho infantil) e de mendicância. Em anos anteriores era comum encontrar crianças e adolescentes, nessas situações, nos distritos.

Durante a ação, que ocorreu no período da manhã e início da tarde, uma equipe formada por 20 servidores da Semas foi distribuída de forma estratégica, para monitorar qualquer tipo de violação. No total foram realizadas 28 abordagens às crianças e adolescentes, assim como aos pais e/ou responsáveis. A maioria envolvendo casos de comercialização de produtos e outros tipos de trabalhos. A ação recebeu ainda o apoio de equipes da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), que atuaram com a coleta de material reciclável.

Maria Aparecida, de 72 anos de idade, trabalha há 40 anos como comerciante no São João de Galante. Segundo ela, é notório que o trabalho da Ação Intersetorial tem ajudado a combater os casos de trabalho infantil no local. “Quando eles realizam abordagens eu vejo que as pessoas daqui respeitam mais a festa. Eu mesma nunca vendi bebidas. Mas, se ocorrer, eu já sei que preciso denunciar e já sei como devo proceder”, disse a comerciante.

Conforme a coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Jussara Melo, em Galante as abordagens contra o trabalho infantil foram realizadas por existir a necessidade maior de atuação. Já em Catolé de Boa Vista e São José da Mata não foram encontradas situações tão preocupantes. No entanto, segundo a coordenadora, são espaços que merecem atenção e cuidados pedagógicos de orientação e fiscalização, nos próximos anos, assim como a possível instalação de uma base.

“O trabalho de crianças e adolescentes, dentro das barracas, foi o de maior incidência durante os festejos em Galante. E ainda é considerado um número alto. Mas, de maneira geral, avaliamos a ação de forma muito positiva. Agradecemos, inclusive, a colaboração dos barraqueiros, ambulantes e da população em geral, que colaboraram com o trabalho da Prefeitura. Reafirmamos, porém, a necessidade de estarmos montando, no próximo ano, uma base no Distrito, para fazermos um trabalho mais sistemático”, ressaltou Jussara Melo.