Prefeitura de Campina Grande encerra campanha de doação de livros

Campanha, que teve início em junho, arrecadou cerca de mil livros para a Unidade de Acolhimento Irmã Zuleide Porto.

A Prefeitura de Campina Grande encerrou a Campanha Incentive a Leitura, na manhã desta quinta-feira, 24, na Unidade de Acolhimento Irmã Zuleide Porto, no bairro da Prata. A ação, que faz parte de um projeto de alfabetização para usuários da Unidade, através da Secretaria de Assistência Social (Semas), arrecadou cerca de mil livros, sendo um sucesso através da participação de toda a população.

A Campanha teve início no mês de junho e, conforme o coordenador do local, Itallo Jeronimo, as doações alcançaram uma grande repercussão e apesar do fim da Campanha, a equipe continuará recebendo livros da comunidade. “Esse projeto superou nossas expectativas, as pessoas colaboraram demais, tanto que vamos tentar distribuir alguns livros para outras unidades da Semas, onde podem ser melhor aproveitados, como livros didáticos e infantis”, contou o coordenador.

F. C. S. S. tem 57 anos e é um dos usuários que usufruiu do projeto de alfabetização. Ele não sabia assinar o próprio nome e hoje já aprendeu a ler e escrever. “Para mim foi um prazer muito grande aprender a assinar meu nome. Eu hoje vejo que não existe idade para aprender as coisas. Agradeço demais às pessoas que me ajudaram. Inclusive, elas ficaram muito emocionadas quando viram que eu estava conseguindo ler,” contou.

O educador social responsável pela ministração das aulas de alfabetização, Edgar Pereira, contou que os usuários se sentiram revigorados com as doações. “A campanha é um incentivo à mais para nosso público de atendimento. Aqui eles têm gostos muito variados para leitura, como livros mais técnicos, de literatura clássica, e chega a ser surpreendente a diversidade do que eles procuram. Então as doações contemplaram essa diversidade também”, disse o educador.

A secretária da Semas, Pâmela Vital, também ressaltou a importância da Campanha durante o encerramento. “Eu fico muito feliz com essas doações porque a gente sabe que elas vão fazer uma mudança maravilhosa, nós vemos aqui que as pessoas já estão sentindo isso e eu acho que o incentivo à leitura é a base para uma comunicação cada vez melhor. Por isso, para quem quiser continuar doando estamos com a Semas e a Casa Irmã Zuleide Porto de portas abertas”, afirmou a secretária.